X

Economia

Santos tem inflação de 0,42% em julho

Em termos de acumulado, o mês de julho aponta inflação de 3,47% (no ano) contra 3,6% em 2013 no mesmo período

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/08/2014 às 10:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A inflação no mês de julho, em Santos, foi de 0,42%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado ontem pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta).

Mas, de acordo com o Nese, a inflação subiu menos do que em junho, cujo percentual foi de 0,48%, e bem superior ao índice de junho de 2013 (0,11%).

Em termos de acumulado, o mês de julho aponta inflação de 3,47% (no ano) contra 3,6% em 2013 no mesmo período, mas com a tendência de alta poderá, até dezembro, superar ou igualar a inflação de 2013.

Segundo constatou a pesquisa, “há consenso no mercado que a falta de investimentos está afetando a oferta de produtos, notadamente os manufaturados, gerando inflação de oferta, bem como a falta de investimentos em infraestrutura de logística, o que também onera o custo dos produtos, reduzindo ainda mais a competitividade nacional”.

O responsável técnico da pesquisa, o economista Jorge Manuel de Souza Ferreira, analisa que os aumentos consecutivos da taxa básica de juros (Selic), “como medida de controle da inflação surtiram algum efeito, ao ponto do Banco Central ter sinalizado através da ata do Copon a estabilidade no patamar de 11% da Selic”.

Mas isso pode mudar. “Entendemos que esta decisão pode ser revista caso a inflação venha com mais intensidade notadamente após as eleições.Outra questão crucial é o equilíbrio fiscal, para a qual não há solução encaminhada pelo governo, o que certamente dificultará a estabilidade econômica e o crescimento do PIB”, informa o economista na pesquisa.

O estudo aponta ainda a análise detalhada por grupo.

Despesas pessoais registram inflação de 1,09%, a mais alta no período (Foto: Divulgação)

Grupo Habitação

Foi apurada inflação de 0,07%, tendo por influência a elevação do preço dos equipamentos eletrônicos em 2,0%, bem como das utilidades domésticas em 3,7%. O grupo teve elevação de 2,99% no ano.

Grupo Alimentação

Apresentou inflação de 1,06%. Apesar da redução de preços dos produtos in natura, houve acréscimo de preços nos produtos industrializados em 1,1%. Destaque para os aumentos: café em pó 3,95%, carne bovina 2,9%, frango 6,0%, carne suína 14,1% e a alimentação fora do domicílio 1,26%. No acumulado do ano, o grupo atingiu inflação de 3,36% e a alimentação fora do domicilio subiu 5,67%.

Grupo Transportes

Constatou-se inflação de 0,30%, tendo por motivação o aumento no preço dos veículos em 0,72% em média.

Grupo Despesas Pessoais

Houve inflação de 1,09%, verificando-se que o preço dos artigos de higiene e beleza subiu 1,3% e a recreação e cultura aumento médio de 2,8%, decorrente do aumento no custo de pacotes de viagem em 9,9%.

Grupo Saúde

Foi apurada pequena inflação de 0,26%, devido ao aumento de preço dos serviços hospitalares em 4,6%; os demais itens ficaram estáveis.

Grupo Vestuário

Apresentou pequena deflação de -0,26%, motivada pela queda de preços das roupas de mulher em 2%, enquanto as roupas de homem tiveram aumento de 0,1% e as roupas de criança aumento de 4%. Em termos de acumulado no ano, este grupo já atingiu 4,74% de inflação.

Grupo Educação

Apurada deflação de -0,03%, ou seja, estabilidade com pequena queda devido à redução do preço médio do material escolar em -0,71%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Intervenção da 'Casa dos Horrores', em Santos, completa 35 anos

A Casa Anchieta reservou histórias de dor e sofrimento antes da intervenção antimanicomial

Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter