X

Economia

Resultado do varejo não muda projeção do Besi para o PIB

O varejo restrito, destacou, vem desacelerando desde o pico alcançado em julho (+2,1%), mas no trimestre é forte (avanço de 3,2%)

Publicado em 13/11/2013 às 14:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os resultados das vendas do comércio varejista brasileiro no mês de setembro não mudaram projeções do Besi Brasil para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e esperado para esta quinta-feira, 12. Porém, apontam para um resultado "longe de ser favorável" para o crescimento da atividade econômica no terceiro trimestre, avaliou o economista-sênior do banco, Flávio Serrano. Para o IBC-Br, o Besi espera altas de 0,3% em setembro, na margem, e de 3,7% na comparação com igual mês de 2012.

Ao comentar o aumento de 0,5% do varejo restrito no nono mês do ano, ligeiramente abaixo da mediana das estimativas (0,7%) e a retração de 0,7% do ampliado, aquém da mediana encontrada (estabilidade), Serrano destacou perda de dinamismo em móveis e eletrodomésticos, que demonstrariam perda de força dos efeitos de programas de estímulo do governo. "Ainda assim, o varejo consegue ser sustentado por condições de renda favoráveis".

O varejo restrito, destacou, vem desacelerando desde o pico alcançado em julho (+2,1%), mas no trimestre é forte (avanço de 3,2%). "Foi até que bem razoável e ajuda a salvar o PIB, já que a indústria teve um desempenho ruim", disse, referindo-se à alta de 0,7% da produção industrial em setembro.

De qualquer forma, o economista-sênior do Besi não espera um resultado "brilhante" para o PIB do terceiro trimestre. "Há grande chance de ser ligeiramente negativo", afirmou, lembrando que a base de comparação (segundo trimestre) é alta (1,5%, na margem e 3,3%, interanual). Ele acrescentou que o quarto trimestre deve começar ruim, diante da projeção de estabilidade para a produção industrial em outubro, na comparação com setembro, e da trajetória de desaceleração do varejo restrito e desempenho mais fraco do ampliado.

Os resultados das vendas do comércio varejista brasileiro no mês de setembro não mudaram projeções do Besi Brasil para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Foto: Divulgação)
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter