X

Economia

IGP-10 ficaria perto de 4% com dólar mais baixo, diz FGV

Com o grande impacto do câmbio sobre os preços no atacado e, posteriormente, no varejo, o indicador fechou o ano de 2013 com alta de 5,39%

Publicado em 16/12/2013 às 14:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Caso o dólar não tivesse se valorizado tanto ante o real, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) teria fechado muito mais próxima de 4%, disse o superintendente adjunto de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Mas com o grande impacto do câmbio sobre os preços no atacado e, posteriormente, no varejo, o indicador fechou o ano de 2013 com alta de 5,39%.

Ainda assim, o resultado ficou abaixo do IGP-10 de 2012, quando teve alta de 7,42%, ressaltou Quadros. "Este foi claramente um ano de desaceleração, embora não tenha sido ininterrupta ou linear, porque teve períodos de aceleração", disse o superintendente.

Depois de chegar ao pico em setembro, os IGPs vinham desacelerando nos últimos meses, cedendo ao ajuste para baixo no câmbio. Agora, porém, outros fatores impulsionam a inflação, como a alta dos combustíveis e efeitos sazonais (como em alimentos in natura). "O IGP-10 de dezembro veio a confirmar o esgotamento da desaceleração. É o início de outro processo de aceleração."

A cotação do dólar, apesar de ter voltado a se valorizar nas últimas semanas, ainda não representa novamente uma pressão inflacionária, na visão de Quadros. Esse papel, contudo, ficará para o ano que vem, quando é esperada nova desvalorização. "Como a situação macroeconômica tem algumas instabilidades, o câmbio reflete isso", disse. "Mas ainda não se transforma em pressão porque ninguém quer errar repassando algo que depois pode acabar recuando."

Caso o dólar não tivesse se valorizado tanto ante o real, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) teria fechado muito mais próxima de 4% (Foto: Divulgação)

Para ele, a pressão do câmbio ficará mais clara em 2014, em função do desequilíbrio no balanço de pagamentos brasileiro e da modificação da política monetária dos Estados Unidos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter