X

Economia

Copom aponta para fim da alta da Selic, avalia BBVA

Exatamente como esperado, o BC continuou o ciclo de alta dos juros e elevou a taxa Selic para 10% na noite de ontem. O comunicado distribuído veio diferente do visto nas reuniões anteriores

Publicado em 28/11/2013 às 12:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A mudança do comunicado divulgado na quarta-feira, 27, à noite após o aumento do juro básico em 0,50 ponto porcentual é um sinal de que o Banco Central deve encerrar o ciclo de aperto monetário em janeiro de 2014 com um ritmo menos intenso de alta da taxa. A avaliação é do economista para Brasil do BBVA Research, Enestor dos Santos, que avalia que o ajuste no texto divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) mostra que "a maioria do trabalho já foi feita".

Exatamente como esperado, o BC continuou o ciclo de alta dos juros e elevou a taxa Selic para 10% na noite de ontem. O comunicado distribuído após o encontro, porém, veio diferente do visto nas reuniões anteriores. O comitê retirou a frase utilizada nas últimas quatro decisões em que argumentava que o aperto monetário "contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".

Santos, do BBVA, entende que a retirada desse trecho do documento pode ser avaliada como um sinal de que o BC entende que a principal parte do esforço para conter os preços já foi feita. "Tomamos essa mudança como um sinal de que, para o Copom, o atual ciclo de aperto monetário já é longo e forte o suficiente para determinar a desaceleração da inflação e, por isso, a maioria do trabalho já está feita", argumenta em nota aos clientes.

Diante dessa mudança e com a recente desaceleração dos índices de preço no Brasil, o economista manteve a aposta de que o ciclo de alta do juro iniciado em abril deve terminar em janeiro com um aumento de 0,25 ponto porcentual - metade da alta decidida ontem à noite.

Diante das mudança e com a recente desaceleração dos índices de preço, o ciclo alta do juro iniciado em abril deve terminar em janeiro com um aumento de 0,25 ponto porcentual (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter