X

LANÇAMENTO

Rainha da Sofrência: Jornalista lança biografia de Marília Mendonça

Jornalista paulista lança biografia de Marília Mendonça na data em que a artista completaria só 27 anos de idade

Bruno Hoffmann

Publicado em 16/07/2022 às 11:52

Atualizado em 16/07/2022 às 11:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marília Mendonça morreu no dia 5 de novembro em um acidente aéreo / Divulgação

O jornalista campineiro Bruno Ribeiro vai lançar em 22 de julho, próxima sexta-feira, o livro “Marília Mendonça, a Rainha da Sofrência: Biografia e Crítica”, pela editora Clube de Autores. A publicação se trata do primeiro grande perfil biográfico da cantora goiana que morreu em um acidente aéreo no auge do sucesso, no dia 5 de novembro de 2021.

A data escolhida para o lançamento não é à toa. Em 22 de julho a jovem que mudou a história da música sertaneja iria completar apenas 27 anos de idade.

Em suas 270 páginas, a publicação narra a transformação da compositora anônima, que escrevia para as duplas de sucesso, na cantora mais popular do Brasil.

Conhecida como “Rainha da Sofrência”, Marília Mendonça foi, nas palavras de Bruno Ribeiro, uma “artista revolucionária dentro de seu segmento”, por conseguir superar os temas machistas da música sertaneja e abrir espaço no mercado para muitas outras cantoras e duplas formadas por mulheres, criando assim o “feminejo”, movimento marcado por canções sobre amor-próprio, sororidade e empoderamento feminino.

O autor explica à reportagem da Gazeta ter consultado centenas de reportagens, artigos, entrevistas e vídeos sobre a cantora publicados na imprensa e nas redes sociais ao longo dos últimos dez anos (de 2011 a 2021). “O grande desafio foi agrupar as informações e encaixá-las de modo coerente, buscando dar a elas unidade e sentido, como as peças de um quebra-cabeça”, afirma.

O resultado, nas palavras da jornalista Carlota Cafiero, que assina o texto da orelha do livro, é “um mosaico impressionista cheio de cor e luz”. 

O ponto de partida escolhido pelo autor é a data do acidente fatal que interrompeu a carreira da artista, quando ela estava no auge. Com riqueza de detalhes, o autor descreve os momentos finais de Marília Mendonça, para depois reconstituir sua breve e intensa trajetória – do nascimento na pequena Cristianópolis, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes no interior de Goiás, à consagração do reconhecimento internacional, com shows lotados em Nova York e Paris. 

Além de contar a história de Marília Mendonça –  tocando em assuntos nunca abordados, como o seu amor pelos livros –, o autor agrega ao livro uma seleção de 20 letras comentadas, para dar uma visão geral acerca da obra da compositora, e uma lista com todas as canções compostas e gravadas por ela – mais de 300, segundo o Ecad. 

O livro “Marília Mendonça, a Rainha da Sofrência – Biografia e Crítica” já está disponível para venda e pode ser adquirido diretamente pelo site da editora. Após o lançamento, estará disponível também na Amazon. Por enquanto só é possível adquirir a versão física da obra, que custa R$ 45.

O autor

Bruno Ribeiro trabalhou por dez anos como repórter e crítico de música no jornal “Correio Popular”, de Campinas, no interior de São Paulo Nesse período escreveu basicamente sobre samba e a chamada MPB.

Porém, como ele próprio diz no prefácio do livro, sempre gostou de contar boas histórias – e Marília Mendonça lhe chamava a atenção comopersonagem.

“Eu sabia que ela era conhecida por suas opiniões contundentes, sua vocação para a polêmica e suas canções de ‘sofrência’, mas não conhecia a pessoa por trás da obra", revela o autor.

Para entrar em contato com Bruno Ribeiro: [email protected] ou (19) 981068929

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter