X
Cultura

Festival Santista de Teatro abre inscrições para todo País

Mais antigo festival de artes cênicas do Brasil em atividade, evento recebe inscrições até o dia 31 de outubro

Pelos palcos do FESTA, já passaram atores como Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Nuno Leal Maia e Alexandre Borges, entre outros. / RODRIGO MONTALDI

Pela primeira vez em formato virtual em razão das medidas de isolamento social, o Festival Santista de Teatro (FESTA) anuncia a realização de sua 62ª edição entre os dias 1 e 6 de dezembro de 2020, com exibições online através da plataforma 'Cultura Santos' no YouTube, gratuitamente.

O tema dessa edição será 'Brasil Imaterial - Presente, Passado e Futuro' e contemplará mostras regionais, estaduais e nacionais, além de debates, oficinas e workshops.

O edital já está disponível e as produções interessadas deverão se inscrever até o dia 31 de outubro, pelo site http://festa62.educacaoetecnologia.social.

Além do formulário de inscrição, a plataforma traz informações técnicas a respeito do festival. A organização também disponibiliza o e-mail [email protected] para contato.

Não há limitação para o número de envolvidos na produção e apresentação das obras, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério de Saúde, assim como as leis e decretos que regulamentam os estados e municípios dos grupos participantes.

Para as modalidades Mostra Estadual e Mostra Nacional, os espetáculos deverão ser gravados em formato de vídeo, com ou sem edição final, com minutagem entre 5 a 10 minutos, sem contar os créditos (opcionais).

Já para a Mostra Regional, dedicada a espetáculos da Baixada Santista, a seleção será feita a partir de propostas que abordem o tema "Brasil Imaterial - Presente, Passado e Futuro" na realização de vídeos experimentais de no mínimo 5 minutos.

O resultado será publicado até 11 de novembro no site oficial do Movimento Teatral da Baixada Santista e nas redes sociais e, a partir daí, os grupos terão dez dias para entregar os trabalhos, período que incluirá uma atividade formativa para colaborar com sua construção.

A produção do festival selecionará seis espetáculos para as mostras Estadual e Nacional e outros seis para a Mostra Regional. O FESTA 62 é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Santos.

FESTA

Criado em 1958, o FESTA é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural.

Em 2020, o festival recebeu o título de Patrimônio Imaterial Cultural da Cidade de Santos, concedido pela Câmara Municipal de Santos, CONDEPASA - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Santos e Prefeitura Municipal.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Demanda antiga da população, Rua Maria Pacheco Nobre recebe novo asfalto

Localizada no bairro Náutica III, via também passou por obras de drenagem, que vão melhorar o escoamento das águas pluviais

Cotidiano

Frente fria chega nessa madrugada e Região terá chuva até quarta

O domingo já começou nublado e deverá permanecer assim, com pouquíssimas aberturas de sol

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software