Festival Santista de Teatro abre inscrições para todo País

Mais antigo festival de artes cênicas do Brasil em atividade, evento recebe inscrições até o dia 31 de outubro

Comentar
Compartilhar
25 OUT 2020Por Da Reportagem15h14
Pelos palcos do FESTA, já passaram atores como Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Nuno Leal Maia e Alexandre Borges, entre outros.Foto: RODRIGO MONTALDI

Pela primeira vez em formato virtual em razão das medidas de isolamento social, o Festival Santista de Teatro (FESTA) anuncia a realização de sua 62ª edição entre os dias 1 e 6 de dezembro de 2020, com exibições online através da plataforma 'Cultura Santos' no YouTube, gratuitamente.

O tema dessa edição será 'Brasil Imaterial - Presente, Passado e Futuro' e contemplará mostras regionais, estaduais e nacionais, além de debates, oficinas e workshops.

O edital já está disponível e as produções interessadas deverão se inscrever até o dia 31 de outubro, pelo site http://festa62.educacaoetecnologia.social.

Além do formulário de inscrição, a plataforma traz informações técnicas a respeito do festival. A organização também disponibiliza o e-mail [email protected] para contato.

Não há limitação para o número de envolvidos na produção e apresentação das obras, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério de Saúde, assim como as leis e decretos que regulamentam os estados e municípios dos grupos participantes.

Para as modalidades Mostra Estadual e Mostra Nacional, os espetáculos deverão ser gravados em formato de vídeo, com ou sem edição final, com minutagem entre 5 a 10 minutos, sem contar os créditos (opcionais).

Já para a Mostra Regional, dedicada a espetáculos da Baixada Santista, a seleção será feita a partir de propostas que abordem o tema "Brasil Imaterial - Presente, Passado e Futuro" na realização de vídeos experimentais de no mínimo 5 minutos.

O resultado será publicado até 11 de novembro no site oficial do Movimento Teatral da Baixada Santista e nas redes sociais e, a partir daí, os grupos terão dez dias para entregar os trabalhos, período que incluirá uma atividade formativa para colaborar com sua construção.

A produção do festival selecionará seis espetáculos para as mostras Estadual e Nacional e outros seis para a Mostra Regional. O FESTA 62 é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Santos.

FESTA

Criado em 1958, o FESTA é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural.

Em 2020, o festival recebeu o título de Patrimônio Imaterial Cultural da Cidade de Santos, concedido pela Câmara Municipal de Santos, CONDEPASA - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Santos e Prefeitura Municipal.