X

Cultura

Exposição traz os sons, as cores e os cheiros de linguagens artísticas ritualísticas

A abertura oficial conta com a presença da fotógrafa Claire Jean, das artistas Adriane Gomes e Erica Azeviche e de Guilherme Godoy e Gabriel Nascimbeni

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/03/2014 às 17:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No dia 17 de abril, a partir das 19 horas acontece a vernissage da exposição “Ibaré Lewá”. O evento será na Galeria de Artes “Braz Cubas”, em Santos. A abertura oficial conta com a presença da fotógrafa Claire Jean, das artistas Adriane Gomes e Erica Azeviche e de Guilherme Godoy e Gabriel Nascimbeni.

Com o intuito de afastar os preconceitos e apresentar humildemente a grandiosidade dos orixás ou forças da natureza, a exposição  traz as cores, os sons, os cheiros e os sons das linguagens artísticas ritualísticas que inspiram as obras do projeto. A pesquisa cultural foi realizada no Àse Egbé Òmò Yoba Tunde, em Pirituba (SP) com a Iyalorisá Maria Helena Ti Yoba.

São 10 fotografias que evidenciam o corpo nu entre árvores, sementes, terra, fogo, ar, etc. num lugar de orixá em que são as forças da natureza se mostram ao lado de outras maneiras de existir, e 3 videoperformances realizadas com a participação de Gabriel Nascimbeni (áudio e trilha) e Guilherme Godoy (vídeo), além da instalação performática de Adriane Gomes que traz  objetos ritualísticos que podem ser percebidos por sentidos olfativos, táteis, auditivos e visuais, o que potencializa a sensibilidade do público geral para as linguagens artísticas. Na abertura oficial serão projetadas imagens em meio a danças e cantigas.

O evento será na Galeria de Artes “Braz Cubas”, em Santos (Foto: Divulgação)

Para facilitar o acesso às obras, a exposição estará disponível a partir de 17 de abril também no meio eletrônico em www.ibarelewa.com. As fotografias da exposição são inéditas e serão mostradas após a abertura oficial. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho artístico fotográfico de Claire Jean e Erica Azeviche confira as imagens de divulgação.

O projeto Ibaré Lewá foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural 2013.

A exposição estará nas cidades de Santos (Galeria de Artes “Braz Cubas”), Cubatão (Parque Anilinas) e São Paulo (Centro Cultural São Paulo). A abertura da primeira temporada acontece em 17 de abril, às 19h na cidade de Santos. Neste dia acontecerá uma vernissage com os participantes do projeto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter