X

Cultura

Aniversário de Bertioga será comemorado com muita festa

Novidade este ano são as homenagens a São José de Anchieta e o show do Mc Criolo. A programação inclui, ainda, o tradicional desfile cívico-militar, na Avenida 19 de Maio

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/05/2014 às 16:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bertioga celebra no próximo dia 19, 23 anos de Emancipação Político-Administrativa. Para comemorar, a Prefeitura preparou quatro dias de extensa programação, que começa nesta sexta-feira (17), incluindo muita música, esporte, cultura e o tradicional desfile cívico-militar. A novidade este ano são as homenagens a São José de Anchieta e o show do Mc Criolo, na Praça de Eventos. A festa segue até segunda-feira (19).

A festa começa nesta sexta-feira, às 21 horas, com o ‘Baile da Cidade’, que vai contar com jantar dançante, na Pucci Riviera House Beach, sob animação da Banda Trilha Sonora. Os convites (individual) custam R$ 150,00 e as reservas devem ser feitas pelo telefone 3319-8055 ou 99601-5215, com Elise Rau. A renda dos ingressos será revertida para as ações do Fundo Social de Solidariedade do Município. A Pucci Riviera House Beach fica na Avenida Marginal 329, nº 2.571 – Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

No sábado (17), grande parte da programação será voltada às homenagens à canonização de José de Anchieta. A partir das 10 horas acontece a chegada da Relíquia de São José de Anchieta ao Forte São João, trazida da Ermida Santo Antônio do Guaibê, localizada no município vizinho de Guarujá. Às 10h30 haverá a bênção aos fiéis e pronunciamento das autoridades e em seguida, será realizada a abertura da exposição São José de Anchieta – Apóstolo do Brasil, no Forte São João, até às 20 horas.

À tarde, das 14 às 16 horas, haverá intervenções históricas e poéticas sobre o Padre, na Ermida Santo Antônio do Guaibê. A travessia do Canal de Bertioga será feita pelo Barco Escola Arca do Saber. As inscrições acontecem no Forte São João (Avenida Vicente de Carvalho – entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada).

A programação segue às 18h30, com a apresentação de corais, no Parque dos Tupiniquins (no entorno do Forte São João), com o Coral APCEF Jundiaí, Coral Madrigal Emcanto e Coral Associação Sabesp.

Ainda no sábado, das 14 às 18 horas, acontece a 14ª Troca de Cordas e Batismo de Capoeira. Mais de 80 crianças, que fazem parte do Projeto Educando para a Cidadania, promovido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Associação Cultural Cidadania Brasil (ACCB), receberão a primeira graduação. O evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves (Rua Henrique Montez, s/nº - Centro). Os alunos são coordenados pelo mestre Kalunga, do Centro Cultural Capoedendê.

O show do Mc Criolo será realizado na Praça de Eventos (Foto: Divulgação)

Show e homenagens a Anchieta

O show do cantor Criolo é o presente que a Cidade está ganhando do Sesc Bertioga em parceria com a Prefeitura, garantindo diversão, e as comemorações pela proclamação de Padre de Anchieta como santo, vão remeter à história da Cidade, em cujas terras os índios foram catequizados.  O Mc se apresenta às 20 horas, na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, com o show ‘Duas de Cinco’. O acesso ao show é livre.

As comemorações de São José de Anchieta prosseguem no domingo (18), com a chegada da Relíquia à Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, trazida do Forte São João, às 6h45. Em seguida, às 7 horas, acontece missa em louvor a São José de Anchieta, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista e a Relíquia poderá ser visitada até às 13h30.

A partir das 14 horas, fiéis poderão participar da Tarde de Espiritualidade em honra a São José de Anchieta, também na Igreja Matriz. As intervenções históricas e poéticas na Ermida Santo Antônio do Guaibê acontecem às 9, 11, 14 e 16 horas. Das 9 às 17 horas, prossegue a exposição São José de Anchieta, no Forte São João.

Como parte das comemorações de aniversário, ainda no domingo, acontece a 1ª etapa do 3º Desafio X, organizado pela Maximus Adventure, com apoio da Prefeitura de Bertioga. A prova, em seis modalidades, tem início a partir das 6 horas, na praia do Indaiá.  É a primeira vez que o evento acontece em Bertioga e a expectativa é que participem cerca de 300 atletas.

Para as crianças, a pedida é a peça infantil ‘Construtório’, da Cia Truks Teatro de Bonecos, às 16 horas, dentro da programação do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura. A encenação acontece na Casa da Cultura, que fica na Avenida Tomé de Souza, 130, no Centro. A entrada é franca.

19 de Maio

No dia do aniversário da Cidade, segunda-feira (19) as comemorações começam às 8 horas, com cerimônia cívica na Praça dos Emancipadores, no Centro (antigo Jardim Albatroz), com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga. Em seguida, a partir das 9 horas, o tradicional desfile cívico-militar marca os 23 anos de emancipação de Bertioga. O evento acontece na Avenida 19 de Maio, no Centro (antigo Jardim Albatroz), com destaque à Copa do Mundo, com homenagem a todos os países que já foram campeões.

‘Milagre das Luzes’

No dia 19, a exposição de São José de Anchieta, no Forte São João, prossegue das 9 às 17 horas. Às 19 horas será celebrada uma missa em ação de graças à canonização de José de Anchieta. Fechando a programação de aniversário, às 20h30, acontece a procissão com a Relíquia e a bênção dos fiéis e a encenação do ‘Milagre das Luzes’ (do Resplendor e Música do Céu), quando a relíquia será levada de barco para a Ermida Santo Antônio do Guaibê.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter