X
Cotidiano

Simulado encena acidente com múltiplas vítimas na Estação da Cidadania

Em alguns minutos, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santos, CET e Defesa Civil estavam no local para prestar o atendimento.

Simulação do SAMU teve acidente grave com várias vítimas. / Susan Hortas

Gritos de pavor, sangue, fraturas expostas, uma grávida presa embaixo do pneu do veículo que ocasionou o acidente e uma crianças chorando desesperada pedindo pela mãe. Uma van perdeu o controle e atropelou 18 pessoas que estavam no ponto de ônibus em frente à Estação da Cidadania, na manhã deste sábado (1). Motorista e passageiro também se machucaram. 

Em alguns minutos, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santos, CET e Defesa Civil estavam no local para prestar o atendimento. As vítimas foram encaminhadas para a UPA Central e Santa Casa de Santos de acordo com a gravidade de cada uma.

Felizmente tudo não passou de uma ação preparada pelo SAMU, em parceria com os outros serviços públicos envolvidos. "Estamos planejando este primeiro simulado oficial há um ano com o intuito de integrar todas as equipes e treinar os profissionais para situações como estas. A teoria todos têm, mas o treinamento deve ser constante", destacou o coordenador geral do SAMU, Luiz Carlos Espíndola Júnior.

O secretário de saúde, Fábio Ferraz, acompanhou toda a atividade. "A iniciativa é fundamental para estabelecer protocolos bem definidos em situações de crise, como a apresentada aqui. A equipe do SAMU está de parabéns por idealizar a ação e unir os demais serviços". 

Já o chefe do departamento da Defesa Civil, Daniel Onias, ressaltou que o simulado contribui para que todos entendam a função do outro. "Cada um pode conhecer o trabalho do outro profissional, além do entrosamento das equipes".

Todos os personagens da grande cena montada são estudantes de enfermagem da escola politécnica Cien (Cubatão), maquiados especialmente para o simulado. Ao todo, 150 profissionais participaram da iniciativa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prazo para Prefeitura de Santos eliminar cargos comissionados chega ao fim

Segundo Portal da Transparência, a Prefeitura mantém 319 comissionados e 10.882 funcionários de carreira (concursados)

Transporte público pode parar em Cubatão

A Viação Fênix, que opera o transporte coletivo no Município, não assinou, até esta segunda-feira (25), o acordo coletivo acertado verbalmente com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software