X

Cotidiano

Simulado encena acidente com múltiplas vítimas na Estação da Cidadania

Em alguns minutos, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santos, CET e Defesa Civil estavam no local para prestar o atendimento.

Da Reportagem

Publicado em 02/12/2018 às 22:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Simulação do SAMU teve acidente grave com várias vítimas. / Susan Hortas

Gritos de pavor, sangue, fraturas expostas, uma grávida presa embaixo do pneu do veículo que ocasionou o acidente e uma crianças chorando desesperada pedindo pela mãe. Uma van perdeu o controle e atropelou 18 pessoas que estavam no ponto de ônibus em frente à Estação da Cidadania, na manhã deste sábado (1). Motorista e passageiro também se machucaram. 

Em alguns minutos, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santos, CET e Defesa Civil estavam no local para prestar o atendimento. As vítimas foram encaminhadas para a UPA Central e Santa Casa de Santos de acordo com a gravidade de cada uma.

Felizmente tudo não passou de uma ação preparada pelo SAMU, em parceria com os outros serviços públicos envolvidos. "Estamos planejando este primeiro simulado oficial há um ano com o intuito de integrar todas as equipes e treinar os profissionais para situações como estas. A teoria todos têm, mas o treinamento deve ser constante", destacou o coordenador geral do SAMU, Luiz Carlos Espíndola Júnior.

O secretário de saúde, Fábio Ferraz, acompanhou toda a atividade. "A iniciativa é fundamental para estabelecer protocolos bem definidos em situações de crise, como a apresentada aqui. A equipe do SAMU está de parabéns por idealizar a ação e unir os demais serviços". 

Já o chefe do departamento da Defesa Civil, Daniel Onias, ressaltou que o simulado contribui para que todos entendam a função do outro. "Cada um pode conhecer o trabalho do outro profissional, além do entrosamento das equipes".

Todos os personagens da grande cena montada são estudantes de enfermagem da escola politécnica Cien (Cubatão), maquiados especialmente para o simulado. Ao todo, 150 profissionais participaram da iniciativa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter