São Vicente promove mutirão para cirurgia de catarata a partir de sábado (17)

Objetivo é operar 550 pacientes até 11/06 e minimizar a demanda de casos da doença na Cidade. As cirurgias serão realizadas aos sábados, no Hospital Municipal de São Vicente

Comentar
Compartilhar
16 MAI 201413h21

A Secretaria de Saúde de São Vicente, em parceria com o Instituto Brasileiro de Visão (IBV), realiza, no período de 17/05 a 11/06, um mutirão de cirurgias de catarata que vai atender 550 pessoas. A ação tem como objetivo minimizar a demanda crescente de casos operáveis da doença na Cidade. As cirurgias serão realizadas aos sábados, no Hospital Municipal de São Vicente.

Segundo o diretor clínico da IBV, Vagner Loduca Lima, os beneficiados fazem parte de uma lista de espera. “Nós realizamos cirurgias, mas são poucas. Quando há a realização de mutirão, conseguimos atender um número maior de pessoas”, esclarece. Os pacientes beneficiados já foram contatados e estão realizando as avaliações.

A triagem para a cirurgia de catarata acontece após consulta de rotina, onde o médico detecta a anomalia e verifica a necessidade e possibilidade da operação. Se necessário, o paciente vai para uma lista de espera que leva em conta, entre outros fatores, a urgência do caso. O mutirão é realizado para agilizar os atendimentos dessa fila de espera.

A cirurgia é simples, rápida (dura em cerca de 20 minutos, com colírio de anestesia local) e o paciente já vai para casa no mesmo dia. Os cuidados pós-operatórios são consultas, uso de colírios indicados e repouso relativo nos primeiros 10 dias. Retira-se o cristalino danificado, e implanta-se uma lente intraocular dobrável que o substitui. Esse tipo de cirurgia não precisa de ponto, apenas um curativo.

A ação tem como objetivo minimizar a demanda crescente de casos operáveis da doença na Cidade (Foto: Divulgação)

Catarata

É uma das principais causas de baixa visão reversíveis e leva a uma diminuição da vista, mesmo durante o dia. Em adultos, se desenvolve lentamente e é indolor. A maioria das pessoas que apresenta a doença tem alterações parecidas nos dois olhos. No entanto, um olho pode estar pior que o outro. Muitas pessoas com catarata apresentam poucas alterações na visão.

Os problemas visuais da catarata podem apresentar sintomas como sensibilidade à claridade excessiva, visão difusa, turva, opaca ou nebulosa, dificuldade de enxergar à noite ou com pouca luz, visão dupla, perda da intensidade das cores, problemas para distinguir formas contra um fundo ou distinguir diferentes tons de cores, visão de halos ao redor das luzes entre outros.