Santos inaugura Centro de Adoção Animal

A nova unidade inaugura pela prefeitura recebeu investimentos de R$ 575 mil, e vem se juntar ao 'castramóvel', um centro cirúrgico especialmente adaptado em um ônibus, entregue na semana passada

Comentar
Compartilhar
07 JUL 201416h53

Santos conta desde ontem com o primeiro Centro de Adoção Animal do país a cumprir com as normas internacionais de bem-estar animal. A nova unidade inaugura pela prefeitura recebeu investimentos de R$ 575 mil, e vem se juntar ao 'castramóvel', um centro cirúrgico especialmente adaptado em um ônibus, entregue na semana passada.

Instalado no bairro do Jabaquara, o centro possui diversas baias com solário para cães e gatos e  áreas gramadas para que os animais possam se exercitar e sala de banho e tosa para uso interno,  seguindo normas estabelecidadas pelo Ministério da Agricultura da Inglaterra, em 1974 e seguidas até os dias de hoje.

A unidade abrigará todos os serviços da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), até que estejam concluídas as reformas na antiga sede, na avenida Nossa Senhora de Fátima, que passará então a funcionar como a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal da cidade.

“Hoje, Santos já é referência no respeito ao bem-estar animal, seja com o 'castramóvel' e agora com o centro de adoção. E outras inovações virão, como é o caso do projeto da nova UBS Animal, que já está em análise”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, durante a inauguração.

Santos conta desde ontem com o primeiro Centro de Adoção Animal do país a cumprir com as normas internacionais de bem-estar animal (Foto: Divulgação)

Além das adoções e do incentivo à posse responsável, o objetivo do órgão é o controle populacional, especialmente junto à população de baixa renda, desde que o interessado concorde com a castração.

A inauguração teve participação do secretário de Meio Ambiente, Luciano Cascione, da coordenadora da Codevida, Leila Abreu, e contou com a bênção do padre Claudio Scherer, da paróquia Imaculado Coração de Maria.

210 animais

A Codevida possui cerca de 120 gatos e 90 cães para adoção. Por mês, são feitas, em média, 700 consultas, 300 castrações e 80 cirurgias emergenciais e programadas. Em 2013, foram 13 mil atendimentos, dos quais 5 mil cirurgias. Às terças-feiras, o Diário Oficial publica fotos e dados de alguns animais para adoção da unidade.