Revitalização do Mercado Municipal de Santos reunirá tradição e criatividade

O local contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes, com peixaria, hortifrúti, açougue, diversos, temperos, bebidas, laticínios e padaria na parte térrea

Comentar
Compartilhar
17 MAI 2021Por Da Reportagem20h00
O Mercado Municipal de Santos (Praça Iguatemi s/nº, Vila Nova) será remodelado e revitalizadoO Mercado Municipal de Santos (Praça Iguatemi s/nº, Vila Nova) será remodelado e revitalizadoFoto: Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

O Mercado Municipal de Santos (Praça Iguatemi s/nº, Vila Nova) será remodelado e revitalizado, atraindo investimentos e maior interesse comercial e turístico para a região central da Cidade. Inaugurado em 1902 e com arquitetura atual de 1947, o Novo Mercado Municipal vai reunir um mix de negócios focados no comércio tradicional e na economia criativa. O local contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes, com peixaria, hortifrúti, açougue, diversos, temperos, bebidas, laticínios e padaria na parte térrea, enquanto o mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes, com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagens e piercing, além de espaços para co-working, atelier, antiquário, suvenires.

O projeto foi apresentado na tarde dessa segunda-feira (17) e contará também com a reformulação de toda a região em torno, com a implementação da Estação Mercado do VLT, a nova Estação Catraias para facilitar o desembarque da população que acessa o local pela interligação fluvial, e intervenções urbanas que incluem um novo calçadão para pedestres, ciclovia e novo bolsão para estacionamento de veículos motorizados. A intenção é que a área central volte a se integrar com o restante da Cidade.

"A ideia é fazer uma revitalização total da área, mas com toda a preocupação na oportunidade de emprego e renda para as pessoas que vivem na região central da Cidade", explicou o Prefeito Rogério Santos.

"Temos uma política de Habilitação, do Mercado, do VLT. É um conjunto de ações para todo o Centro e está tudo integrado nesse plano urbanístico para a região", destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

A previsão é de que o projeto executivo do prédio do Novo Mercado Municipal seja concluído em julho. Após esse processo, haverá licitação para a execução da obra que deve começar ainda este ano, com previsão de término no segundo semestre de 2022. A estimativa de recursos é da ordem de R$ 10 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano no Município de Santos (Fundurb).