Quatro bairros de Santos terão obras no valor de R$ 30 milhões

Paulo Alexandre anunciou os investimentos para o Embaré, Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia. Conclusão das obras de remodelação dos quiosques da orla está prevista para o 1º semestre de 2014

Comentar
Compartilhar
01 DEZ 201310h50

Os bairros do Embaré, Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia receberão investimentos da Prefeitura de mais de R$ 30 milhões para obras nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Segurança, Cultura, Esporte e Turismo. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a 31ª edição do Programa Viva o Bairro, que aconteceu na escola dos Andradas, na Aparecida.

Durante mais de duas horas, o chefe do Executivo informou aos moradores os serviços emergenciais relativos à infraestrutura e poda de árvores já executados pelas equipes da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) durante o mutirão que faz parte da primeira fase de ações do programa em cada bairro.

“Sabemos que nesses quatro bairros a demanda é crescente. Só para se ter uma ideia, tivemos 1.653 podas de árvores, por isso o mutirão emergencial continuará por mais 30 dias”. Além da poda de árvores, serviços de reparos nas calçadas e em ruas e avenidas também terão continuidade.

Obras

Paulo Alexandre anunciou que será construída uma nova ciclovia, na avenida Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), na Ponta da Praia. A ciclovia vai ligar a orla ao porto. O projeto já está finalizado pela Prodesan e o início das intervenções está marcado para o segundo semestre de 2014.

Outra obra será a reconstrução dos pontilhões para veículos nos bairros. As intervenções acontecerão em cruzamentos no Embaré e Ponta da Praia. Os projetos estão com a Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações).

O anúncio foi feito ontem no encontro com moradores que aconteceu na escola dos Andradas (Foto: Divulgação/PMS)

O prefeito anunciou também a previsão de conclusão das obras de reconstrução e revitalização dos quiosques nos canais 1, 4 e 5 para o primeiro semestre de 2014.

Além disso, Paulo Alexandre anunciou aos moradores do conjunto habitacional do Jaú, na Aparecida, que “as ruas do Jaú terão pavimentação e padronização do passeio público”, disse. A Avenida Alexandre Martins também terá obras em toda a extensão. Serão feitos serviços de drenagem, pavimentação e requalificação da via. O início das intervenções será no primeiro semestre de 2014.

Turismo

Nesta área foi anunciada a reforma do Deck do Pescador. Haverá reparo na cobertura; construção de rampa para deficientes físicos; padronização dos bancos; luminárias e guarda corpo. Os serviços deverão ser entregues no primeiro semestre de 2014. O Aquário Municipal também receberá melhorias. Na entrada, em frente ao prédio, será construída uma cobertura e um Posto de Informações Turísticas (PIT). As obras estão previstas para o primeiro semestre do ano que vem.

Saúde

Para o segundo semestre de 2014, o prefeito anunciou a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, que funcionará no espaço onde atualmente está o Pronto Socorro da Zona Leste. O projeto está em fase de elaboração. “Construiremos também mais duas policlínicas; na Ponta da Praia e na Aparecida. A da Ponta da Praia funcionará no mesmo local, na Praça Rebouças, e terá as obras iniciadas no segundo semestre de 2014. A da Aparecida será instalada em imóvel que a Prefeitura vai adquirir. Estamos estudando a melhor área para instalar o prédio, que vai garantir acessibilidade e mais conforto aos pacientes”, resumiu Paulo Alexandre.

Cultura

O início de 2014 deverá marcar também as obras de reforma da Concha Acústica, na orla do Boqueirão. Após a reforma, o local terá assentos para dar mais conforto aos usuários, além de projeto de isolamento acústico.

Esporte

O complexo esportivo do Rebouças será revitalizado. Segundo o projeto, a piscina semiolímpica, com 25 metros, dará lugar a uma olímpica, com 50 metros. Também serão construídas quadras de malha e bocha. Na Praça Palmares, no Boqueirão, a Prefeitura fará a remodelação da pista de street skate. O projeto é da Sedurb e a obra começará no primeiro semestre de 2014.

A praça em frente à igreja da Aparecida também terá melhorias. No espaço será construída uma academia da melhor idade.

Trânsito

Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do Embaré, a Prefeitura confirmou a implantação de uma mini-rotatória no cruzamento das ruas Liberdade com Frei Vital. O serviço será inciado no primeiro semestre de 2014. Foi anunciado também o projeto de abertura do canteiro central da avenida Pedro Lessa, no final da rua Castro Alves, no Embaré. O objetivo é faciltar o tráfego de veículos no entorno e dar mais uma opção para os motoristas.