X

Cotidiano

Putin pede a Obama que apresente proposta dos EUA para a Ucrânia

A proposta estará sujeita a negociações diretas entre os chefes da diplomacia dos dois países, John Kerry e Sergei Lavrov, respetivamente, anunciou a Presidência americana

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/03/2014 às 13:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente russo, Wladmir Putin, pediu hoje (29) ao chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, para apresentar uma proposta com o objetivo de pôr fim à crise na Ucrânia, que teme uma invasão da parte oriental após a perda da Crimeia.

A proposta estará sujeita a negociações diretas entre os chefes da diplomacia dos dois países, John Kerry e Sergei Lavrov, respetivamente, anunciou a Presidência americana.

Em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse ter recebido garantias de Vladimir Putin de que ele "não tem intenção de realizar quaisquer operações militares no Sul ou no Leste da Ucrânia".

As autoridades militares americanas estimam em 20 mil o número de soldados russos ao longo da fronteira, enquanto Kiev calcula que o total de soldados russos passe de 100 mil.

Wladmir Putin pediu a Barack Obama para apresentar uma proposta com o objetivo de pôr fim à crise na Ucrânia (Foto: Divulgação)

A diplomacia russa acusa os dirigentes ocidentais de estarem mal informados e acrescenta que as inspeções internacionais feitas em março perto da fronteira não detectaram quaisquer preparativos de agressão.

O contato telefônico entre Obama e Putin, por iniciativa de presidente russo, foi o primeiro desde que Washington impôs novas sanções a dirigentes russos e a um banco.

O presidente Barack Obama ameaçou atacar setores-chave da economia russa caso Moscou não mudasse de atitude, tendo dedicado grande parte da visita feita esta semana à Europa à busca de aliados contra as tentativas do Kremlin.

Ainda hoje Obama exortou Putin a mandar retirar as tropas da fronteira da Ucrânia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter