X

Cotidiano

Prefeitura interdita asilo em Guarujá

Caso foi encaminhado ao Conselho Municipal do Idoso e Ministério Público

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2018 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um asilo de idosos, que funcionava no bairro Jardim Cunhambebe, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, foi interditado definitivamente pela Vigilância Sanitária Municipal, na última terça-feira (12). O estabelecimento foi fechado devido ao descumprimento às resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 283/2005 da Anvisa e da Secretaria Estadual de Saúde n.º 123/01, além do Estatuto do Idoso.

A ação foi conduzida pela Secretaria de Saúde (Sesau), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). Os sete idosos, que estavam no local, foram encontrados em meio a uma série de irregularidades, dentre elas alimentação precária, falta de funcionários suficientes e estrutura física inadequada, com grande risco para os abrigados.

Além dessas irregularidades, o Abrigo não possuía registro no Conselho Municipal de Defesa do Idoso e no Programa de Atendimento ao Idoso. Outro aspecto relevante, apontado pelas fiscais da Vigilância Sanitária, é quanto à irregularidade na alimentação dos moradores do lar e as más condições de higiene.

O diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, Marco Antonio Chagas exalta a importância das ações. "Vamos continuar fazendo essas vistorias e, em muitos casos, a única saída para a preservação da saúde do idoso é a interdição do local. Nossa tolerância é zero para descaso, omissão e maus tratos", concluiu.

A Casa já havia sido interditada no mês de março, em um antigo endereço, onde apresentava as mesmas irregularidades. A proprietária do local terá até 10 dias para contatar as famílias dos idosos. O caso foi encaminhado ao Conselho Municipal do Idoso e ao Ministério Público.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter