X

Cotidiano

Poupar o 13º salário é o melhor negócio

Educadora financeira dá dicas sobre o que fazer com o dinheiro extra; guardar reservas e pagar dívidas com cautela estão entre as opções

Publicado em 08/12/2014 às 10:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Muitos trabalhadores já receberam o 13º salário. Outros ainda esperam o pagamento da segunda parcela, que deve ocorrer até o próximo dia 20. A pergunta que fica é: o que fazer com o dinheiro extra? Segundo especialistas, poupar ainda é o melhor negócio.

O analista de sistemas Willian Paes, de 23 anos, dividiu o 13º em duas partes. “Com uma vou pagar o restante da fatura do cartão de crédito e com a outra vou realizar um fundo de investimento”, afirma.

Já a técnica em Nutrição Vivian Tavares, de 30 anos, gastou o 13º antes mesmo de ele chegar. Casada recentemente, a moradora de Praia Grande utilizará o benefício para pagar as despesas da festa. “Nem vou ver a cor do dinheiro. Já está todo comprometido”, destaca.

Para a coaching e educadora financeira Karen Calixto, a decisão de Willian é a mais acertada, pois além de quitar a despesa, ele conseguirá poupar. “O cartão de crédito tem juros muito altos. Se há dívidas a pagar, o correto é optar em liquidar pendências desse tipo primeiro”, explica. Guardar para despesas do início do ano como pagamento de impostos e compra de material escolar também está entre as opções destacadas pela profissional.

Segurar a mão na hora de comprar os presentes é uma boa estratégia (Foto: Matheus Tagé/DL)

Para quem chegou ao final do ano endividado, a especialista ressalta que o ideal é ter cautela. “Os credores costumam dar bons descontos, que podem chegar até 2,5% ao mês. Tentar pagar tudo de uma vez e sair desesperadamente sem negociar pode dar dor de cabeça no futuro. Se não tiver condições de liquidar o total das despesas, dê preferência àquelas com juros maiores e a parcelamentos cujos valores estejam adequados ao orçamento”.

Karen destaca que, mesmo com o orçamento curto, é possível não deixar o Natal passar em branco. “Deve pensar sempre se o que vou comprar é necessário. Não ter mão aberta na hora dos presentes e de elaborar as festas. Optar por lembrancinhas também ajuda”.

No caso de Vivian, que optou em comprometer todo o benefício com as despesas da festa de casamento, a educadora financeira ressalta a estratégia é boa, mas depende de planejamento. “Tem que verificar como ela vai se comportar. Se deixar de comprar presentes para a família e ou irá presenteá-los com outra reserva. Ou se vai optar em fazer as comprar com cartão de crédito e criar outras dívidas. Se ela não tiver reserva e precisar de dinheiro, por exemplo, pode se endividar”.

A coaching afirma que educação financeira não é privação. “O hábito de poupar é o que muda o comportamento. É importante é guardar não importa o valor com que se vai começar. Poupando cem reais todo o mês, por exemplo, em 30 anos é possível se obter valores suficientes para comprar um carro popular”.

Segundo a educadora financeira, ter ações voltadas aos propósitos é a chave para o crescimento pessoal e financeiro. “Ter propósitos é planejar os sonhos e não antecipá-los. Consumir de forma sustentável para realizá-los a curto, médio e longo prazo”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter