X

Cotidiano

Porto de Santos recebe campanha inédita de prevenção ao HIV

Iniciativa do OGMO-Santos, a atividade faz parte da Campanha da Saúde do Homem. O exame seguro e confiável, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/09/2014 às 20:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De 15 a 19 de setembro, o OGMO-Santos realiza a 2ª Campanha de Saúde do Homem – Diagnóstico, Orientação e Prevenção do HIV e Sífilis no Porto de Santos. A iniciativa é voltada aos trabalhadores portuários avulsos e apresentará diversas ações preventivas assim como exames rápidos para detecção de doenças.

Pela primeira vez no Brasil, um novo teste rápido de HIV realizado por fluido oral será disponibilizado para heterossexuais. É um exame seguro e confiável, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial.

“É muito importante essa iniciativa e sermos os pioneiros no teste rápido de HIV para heterossexuais. O trabalho visa a conscientização e a prevenção, buscando sempre a qualidade de vida para o trabalhador portuário”, explica Adelson Passos, gerente-geral do OGMO-Santos.

O teste já está disponível no SUS para populações prioritárias que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, como: homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

Haverá também coleta de BK – Tuberculose, vacinação, prevenção e orientação sobre câncer bucal, dengue e zoonoses. Os resultados serão entregues 50 minutos após realização. O atendimento será feito por um técnico em sala individual. As informações dos exames são confidenciais e só o TPA terá acesso a seu resultado.

A abertura da campanha será dia 12/09/2014 às 10h, no auditório do Posto de Escalação 3 - Av. Gov. Mário Covas Junior s/nº, Estuário/Santos.

De 15 a 19 de setembro, o OGMO-Santos realiza a 2ª Campanha de Saúde do Homem no Porto de Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Orientações

Para viabilizar os testes, os trabalhadores devem seguir algumas orientações. Por isso, 30 minutos antes do exame não é permitido escovar os dentes, ingerir bebida alcoólica, fumar ou inalar substâncias químicas, praticar qualquer atividade oral e, no caso das mulheres, é preciso estar sem batom.

Testagem HIV e Sífilis

Para o HIV, será realizado o exame fluido oral, através do uso de um “grande cotonete” em que a própria pessoa passa na boca, na gengiva, e entrega ao profissional que o colocará no recipiente do exame.

No teste de sífilis, será realizado um “furo” no dedo, chamado polpa digital.

Programação - Circuito Saúde:

Das 11 às 19h:

Coleta de Sangue, teste rápido e fluido oral  (testes: HIV e Sífilis)

Das 11 às 14h:

Coleta de BK – Tuberculose
Vacinação
Prevenção e Orientação sobre o Câncer Bocal
Prevenção e Orientação sobre a Dengue
Prevenção e Orientação sobre Zoonoses

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter