Passageiros avaliam Viracopos como melhor aeroporto do país

A pesquisa foi feita entre os meses de janeiro e março deste ano e ouviu 13.384 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos

Comentar
Compartilhar
29 ABR 201514h47

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o terminal mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa de satisfação do passageiro divulgada hoje (29) pela Secretaria de Aviação Civil.

A pesquisa foi feita entre os meses de janeiro e março deste ano e ouviu 13.384 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos, que respondem por 80% da movimentação em todo o país – Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.

Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais, como tempo de espera no check-in, oferta de transporte público e de táxi, restituição de bagagem e limpeza.

Os dados mostram que 81% dos passageiros ouvidos consideraram os serviços bons ou muito bons, enquanto dez dos 15 aeroportos pesquisados alcançaram notas acima de 4 em uma escala de 1 a 5. A média dos aeroportos avaliados é 4,07. É a primeira vez desde 2013, quando a pesquisa começou a ser feita, que a nota média dos terminais ultrapassou a nota 4. De acordo com a secretaria, o nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro, 5%.

Os números revelam que o aeroporto de Viracopos registrou média de 4,38. Na última pesquisa feita entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, Viracopos também alcançou o primeiro lugar, com nota 4,29. O terminal saltou da quinta para a primeira posição quando comparados os primeiros trimestres de 2014 e 2015.

“As obras em Viracopos estão praticamente em dia. Fizeram mais obras do que o esperado. Foi uma transformação muito grande. Melhoram também a gestão”, disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, sobre a avaliação positiva do terminal.

Passageiros avaliaram Viracopos como o melhor aeroporto do país (Foto: Divulgação)

Logo atrás de Viracopos ficaram os aeroportos do Recife (4,32) e Curitiba (4,29). Os aeroportos de Brasília e de Fortaleza completam a lista dos cinco primeiros, com médias 4,26 e 4,19, respectivamente.

O último colocado na pesquisa foi o aeroporto de Cuiabá, com nota 3,44, atrás do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que obteve nota 3,84, do Galeão e do aeroporto de Salvador, ambos com 3,85, e de Confins, em Minas Gerais, com 3,88.

Segundo Padilha, as obras nos aeroportos do Galeão e de Confins pesaram para que os terminais tivessem notas abaixo de 4. No caso do Santos Dumont, problemas com a limpeza e o ar-condicionado do terminal impactaram na avaliação negativa, mas, de acordo com o ministro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já tomou providências para solucioná-los.

Desde que passou a ser feita, a pesquisa já ouviu 150 mil passageiros. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o passageiro ter passado por todas as etapas da viagem.