X

Cotidiano

Secretaria de Portos aguarda TCU para decidir sobre arrendamento de terminais

As 29 áreas de arrendamento são relativas aos portos de Santos, Belém, Miramar, Outeiro, Santarém e Vila do Conde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/04/2015 às 14:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria Nacional de Portos aguarda apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o primeiro bloco de arrendamentos portuários em São Paulo e no Pará, de modo a avaliar quais das 29 possibilidades de terminais podem ser viáveis para licitação.

O TCU está avaliando os arrendamentos desde 2013. Desde então, ocorreram mudanças no cenário econômico do país, o que, segundo o ministro Edinho Araújo, exigirá novos estudos. Segundo a secretaria, a apreciação deve ocorrer hoje (29). Caso o acórdão seja favorável aos arrendamentos, terminais de grãos no Pará e de automóveis e celulose no Sudeste estão inicialmente entre os mais indicados para licitação.

"A expectativa é que a análise desse primeiro bloco ensejará novos blocos em outras regiões do país", disse Edinho Araújo, que participou hoje da 5ª Conferência de Logística da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O ministro afirmou que é preciso esperar o acórdão para definir o que será feito. "Montaremos uma estrategia para imediatamente fazermos as licitações", acrescentou, ressaltando que primeiro passo é conhecer os detalhes da decisão.

Porto de Santos está entre as 29 áreas de arrendamento (Foto: Matheus Tagé/DL)

As 29 áreas de arrendamento são relativas aos portos de Santos, Belém, Miramar, Outeiro, Santarém e Vila do Conde.

O ministro destacou a necessidade de avançar no Plano Nacional de Dragagem, concedendo à iniciativa privada a dragagem de canais dos maiores portos do país, para dar regularidade ao serviço. "Estamos buscando uma nova modelagem para concessão da dragagem de portos com grande movimentação e que precisam de constante normalidade".

O modelo de concessão de dragagem de canais está em consulta pública até o dia 9. Após esse prazo, as contribuições serão avaliadas para dar seguimento ao projeto. Segundo Edinho Araújo, o setor de portos pode contribuir com o momento econômico do país. "A área de portos pode responder com uma agenda positiva para o Brasil", concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter