X

Cotidiano

ONS: previsão oficial do nível dos reservatórios no Sudeste é de 35,2% até abril

A avaliação no governo é que com reservatórios acima de 30% no Sudeste, a necessidade de um racionamento de energia ou de um corte compulsório da demanda está descartado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/03/2015 às 14:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A previsão oficial do Operador Nacional do Sistema (ONS) para o nível dos reservatórios das usinas do Sudeste/ Centro-Oeste é de 35,2% até abril, o que descartaria a necessidade de racionamento de energia em 2015. No Nordeste, a previsão é que os reservatórios atinjam 26,5% até abril.

A avaliação no governo é que com reservatórios acima de 30% no Sudeste, a necessidade de um racionamento de energia ou de um corte compulsório da demanda está descartado, segundo o diretor geral Hermes Chipp. Segundo ele, desde fevereiro, a melhora no regime de chuvas no País permitiu a elevação do nível dos reservatórios.

"A minha avaliação é que os reservatórios devem ficar entre 32% e 35% de armazenamento. Precisamos alcançar uma média entre 60% e 65% da previsão de chuvas no período seco (maio a novembro) para chegar a dezembro com reservatórios acima de 10% de armazenamento. E estamos com uma média, em março, de 85% e 90%", analisou o diretor. "Vamos perseguir até a última gota a garantia de abastecimento", reforçou Chipp.

No Nordeste, a previsão é que os reservatórios atinjam 26,5% até abril (Foto: Divulgação)

Diante dos resultados, o diretor descartou a necessidade de racionamento neste ano. Chipp também destacou que a previsão do ONS é de uma alta de 0,2% na demanda por energia este ano "em uma hipótese conservadora". "Temos uma demanda menor que no último ano, mesmo sem o carnaval no mês de março", completou.

Chipp ainda estimou em 5.200 MW/h a carga adicional de energia que o País gerará em 2015, com a entrada em operação de novas usinas hidrelétricas no sistema do Rio Madeira, na região Norte, além de três térmicas e geração eólica. "Não vai ter corte preventivo. Não se faz racionamento para aumentar o nível dos reservatórios, apenas quando se identifica que não há recursos", comentou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter