X

Cotidiano

Novo santuário integra Turismo Religioso no Brasil

No templo ficará exposta para visitação uma relíquia de São João Paulo II

Publicado em 04/12/2014 às 14:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta sexta-feira (5/12) a Igreja Católica no Brasil ganhará mais um santuário. Localizado em Cachoeira Paulista (SP), dentro da Canção Nova, o Santuário do Pai das Misericórdias integrará o Circuito Religioso do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. O templo, construído em uma área de 7.546,65 m², tem capacidade para acolher 5.189 pessoas.

A Cerimônia de Dedicação do Santuário será às 18h, presidida pelo Bispo da Diocese de Lorena, Dom João Inácio Müller. A solenidade, que pode ser traduzida como consagração ou sagração, será marcada por três momentos: a bênção das paredes e do altar (aspersão da água benta) e a oração da ladainha de todos os santos; a unção do altar e das paredes com o óleo do crisma; e, por último, todo o Santuário será incensado, num gesto de reverência e oração.

Para o vice-reitor do Santuário, padre Márcio José do Prado, o Santuário é uma resposta não apenas para o Vale do Paraíba, mas para o mundo: “Esta é a direção que o Pai quer dar aos filhos, seja qual for o credo ou mesmo que não creiam: Sejam misericordiosos”, enfatiza o sacerdote.

Com o formato de uma mão, que faz alusão ao cuidado e ao auxílio de Deus para com seus filhos, a nova igreja pode ser vista da Rodovia Presidente Dutra. As obras de construção tiveram início em julho de 2008. Na parede ao fundo do presbitério, um mosaico com 27m de altura e 730m² reproduz a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32). “A linha principal do projeto, que chamamos de litúrgica e de arte-sacra do Santuário, é justamente esta mensagem da misericórdia de Deus”, destaca a arquiteta responsável pela obra, Maria Eduarda Vieira, missionária da Canção Nova.

O Santuário do Pai das Misericórdias integrará o Circuito Religioso do Vale do Paraíba (Foto: Divulgação)

Na capela de adoração haverá um relicário com uma gota de sangue do santo João Paulo II, disponível para a veneração dos fiéis, enviado pelo Vaticano à Comunidade Canção Nova. Também no Santuário, uma réplica em pó de mármore com resina da imagem de Nossa Senhora da Piedade, mais conhecida como Pietà, uma das obras de arte mais famosas no Ocidente, feita pelo artista renascentista Michelangelo, cuja original está na Basílica de São Pedro, em Roma.

Entre as autoridades religiosas que participarão da Cerimônia de Dedicação estão o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, Dom Serafim de Sousa Ferreira e Silva, o Bispo Maronita no Brasil, Dom Edgard Madi, e o Fra Dobromir Jasztal, Vigário Custodiale dsa Terra Santa – responsável pela acolhida dos peregrinos que chegam à Terra Santa.

Um presente para o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, que completa 50 anos de sacerdócio, o Santuário do Pai das Misericórdias permanecerá aberto para visitação. Haverá missas diárias e confissões no local.

Sobre o mosaico

O projeto de criação foi idealizado pela irmã Patrícia Silva, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos (SP), e retrata o acolhimento de Deus Pai, que ama a todos os filhos sem distinção e sem olhar para os erros cometidos. Já a confecção do mosaico foi feita por mulheres que participam das “Comunidades de Aprendizagem” do Projeto Âncora, uma Associação Civil de Assistência Social de Cotia (SP) que atua na formação de crianças e adolescentes da região, além de estender à comunidade local oportunidades de aprendizado, como a “Escola de mosaico”.

Evento: “Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias”
Dia:  5 de dezembro de 2014
Horário: 18h
Local: Canção Nova
Endereço: Rua João Paulo II, s/nº - Alto da Bela Vista – Cachoeira Paulista (SP)
Entrada: Gratuita, por ordem de chegada, limitada à capacidade do local

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem que fazia 'delivery' de maconha é preso em flagrante em Mongaguá

'Disque Droga' funcionava no bairro Itaguaí e funcionava com divulgação nas redes sociais

Diário Mais

Siga 8 passos para tratar a piscina para evitar casos de dengue

Prática saudável da natação pode ser comprometida se medidas adequadas não forem adotadas para prevenir a proliferação do aedes aegypti

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter