X

Cotidiano

Kerry admite que espionagem foi "longe demais"

Em Londres, Kerry afirmou, por meio de videoconferência, que o governo está revendo suas práticas de inteligência "de modo que ninguém tenha a sensação de abuso"

Publicado em 01/11/2013 às 15:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 O secretário de Estado norte-americano John Kerry admitiu noite de quinta-feira que o programa de vigilância norte-americanos a países estrangeiros "foi longe demais" e que algumas medidas seguiam no "piloto automático". O governo dos Estados Unidos tenta conter o escândalo a respeito da espionagem a diversos governos, até mesmo aliados,colocada em prática pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

As práticas da agência norte-americana foram divulgadas por Edward Snowden, ex-analista terceirizado da NSA, que está exilado na Rússia.

Em Londres, Kerry afirmou, por meio de videoconferência, que o governo está revendo suas práticas de inteligência "de modo que ninguém tenha a sensação de abuso". "Em alguns casos, eu reconheço, assim como o presidente, que algumas dessas ações foram longe demais e vamos nos certificar que isso não aconteça no futuro", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana, acrescentando que "gente inocente não foi vítima de abuso neste processo".

Kerry voltou a dizer que as atividades de espionagem fazem parte da luta de seu governo para combater o terrorismo e criticou as reportagens feitas com base nos documentos divulgados por Snowden. Segundo ele, a informação de que 70 milhões de pessoas foram espionadas não é verdadeira.

 O governo dos Estados Unidos tenta conter o escândalo a respeito da espionagem a diversos governos, até mesmo aliados,colocada em prática pela NSA (Foto: Divulgação)

Além da irritação de governos aliados com a informação de que foram alvo de espionagem, o governo norte-americano tem de lidar com outras questões importantes, como os problemas na Síria, no Egito e o programa nuclear iraniano.

Por isso, Kerry iniciará, neste final de semana, uma viagem de nove dias para visitar a Arábia Saudita, Polônia, Israel, territórios palestinos, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos.

A primeira parada será em Riad, onde o secretário de Estado vai enfrentar as desavenças sobre a forma como seu país está cuidando do conflito na Síria, as negociações com o Irã e a decisão do presidente Barack Obama de reter ajuda uma parte significativa da ajuda enviada ao Egito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter