X

Cotidiano

Tropas do governo sírio avançam em vários pontos do país

Ativistas sírios que vivem em Alepo confirmaram nesta sexta-feira que os rebeldes se retiraram da Safira durante a noite sob intenso ataque e a deixaram para as tropas do governo

Publicado em 01/11/2013 às 12:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A televisão estatal síria e ativistas de oposição disseram que o Exército capturou a cidade de Safira, norte do país, onde, acredita-se, exista uma instalação para fabricação e estoque de armas químicas. Há três semanas Safira tem sido palco de intensos confrontos, já que o Exército tenta retomar o local, que está nas mãos dos rebeldes há mais de um ano.

Embora não haja confirmação, acredita-se de Safira seja um dos dois locais que os inspetores internacionais - que estiveram no país para acompanhar o processo de destruição do arsenal químico sírio - não conseguiram visitar por questões de segurança. A cidade também faz parte de uma estratégica rota de suprimento para forças do governo sírio que estão na cidade de Alepo.

Ativistas sírios que vivem em Alepo confirmaram nesta sexta-feira que os rebeldes se retiraram da Safira durante a noite sob intenso ataque e a deixaram para as tropas do governo.

Áreas rebeldes ao sul de Damasco também foram alvo de fortes ataques realizados pelas forças do governo nesta sexta-feira. Apoiados por combatentes do grupo xiita libanês Hezbollah e por milícias legais ao presidente Bashar Assad, o Exército "avança sobre Sbeineh e assumiram o controle de partes da cidade", informou o diretor do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman.

Há três semanas Safira tem sido palco de intensos confrontos, já que o Exército tenta retomar o local, que está nas mãos dos rebeldes há mais de um ano (Foto: Divulgação)

O avanço acontece em meio a um "feroz bombardeio" à cidade "desde a madrugada", disse ele. Abdel Rahman afirmou que "as pessoas estão fugindo de suas casas e há sérios temores pelas vidas do grande número de civis que vive na área".

"O Exército tenta avançar sobre áreas ao sul da capital e isolá-las completamente da área rural, ao sul", onde os rebeldes têm suas bases, acrescentou ele.

Liga Árabe

O enviado da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, encerrou sua visita a Damasco nesta sexta-feira. Ele pediu ao governo e à oposição que participem da conferência de paz em Genebra, que deve acontecer no final deste mês, mas reconheceu que a reunião pode não acontecer caso a oposição se recuse a comparecer.

Brahimi, que esteve em Damasco no final de seu tour pelo Oriente Médio, cujo objetivo foi angariar apoio para a conferência, pareceu incerto sobre as perspectivas para a reunião.

"Digamos que ela vai acontecer apenas quando acontecer", disse ele aos jornalistas durante coletiva de imprensa em Damasco, pedindo que os dois lados cooperem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter