X

Cotidiano

Guarujá realiza diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Atividades já começam neste domingo (1) e prosseguem ao longo do mês; cidade recebeu cerca de 30 mil preservativos para a campanha

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2019 às 16:33

Atualizado em 29/11/2019 às 16:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De janeiro a outubro deste ano foram diagnosticados na 32 casos de Aids no município / Hygor Abreu/PMG

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção à Aids, a Prefeitura de Guarujá inicia neste domingo (1), as atividades dentro do movimento Dezembro Vermelho. Serão várias ações até o final do mês, nas unidades de saúde e em diversos pontos da Cidade, para incentivar o diagnóstico precoce com relação à doença.

Além disso, também a partir deste domingo, Guarujá entra na Campanha "Fique Sabendo" (do Governo do Estado), cuja programação termina no próximo dia 7. Para a campanha, Guarujá recebeu cerca de 30 mil preservativos.

Todas as atividades ocorrem em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro. A realização é da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Tratamento (CTAPT), da Unidade Complexa Willian Rocha (Jardim Boa Esperança).  

A abertura oficial do Dezembro Vermelho acontece neste domingo, a partir das 7h30, na Praça Horácio Lafer, durante a Corrida e Caminhada pela Vida, na Enseada. No local haverá teste rápido, orientações, entre outras ações.

Segundo a coordenadora do Programa de Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Márcia Helena Rodrigues, quem se contamina com HIV pode levar até 10 anos para desenvolver a Aids. "Muitas pessoas estão transmitindo a doença, mas não sabem que tem. No momento, os homens jovens são o público com maior incidência da doença. Por isso, a importância da testagem, que é um método gratuito e sigiloso", frisou.

Durante o ano, todas as unidades da rede municipal de saúde de Guarujá oferecem a testagem à população, com ações intensificadas em dezembro. Os casos positivos serão encaminhados à Unidade Complexa, que possui atendimento referência de infectologia na Cidade. O diagnóstico precoce e o tratamento aumentam, consideravelmente, a qualidade e o tempo de vida dessas pessoas e diminuem o risco de transmissão do vírus.

Casos de Aids e HIV+ na Cidade

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde de Guarujá, de janeiro a outubro deste ano foram diagnosticados na Cidade 32 casos de Aids e 49 soropositivos (HIV+). Em igual período do ano passado foram 41 casos de Aids e 56 soropositivos. Deste modo, Guarujá reduziu em 22% os casos de AIDS, e 12,5% nos casos de HIV+ no período analisado.

No momento, a faixa etária de maior incidência na Cidade para o HIV+ é a entre 20 e 39 anos. Em 2018 foram diagnosticados 33 casos, e em 2019 foram 35, no período de janeiro a outubro, comparando ano sobre ano.

Quanto aos casos de AIDS mantiveram-se na faixa etária de 30 a 49 anos, de janeiro a outubro de 2019, sobre mesmo período de 2018 também com redução: de 24 casos em 2018, para 18 casos em 2019. Em todo o ano de 2018 foram diagnosticados 47 casos de AIDS e 70 soropositivos (HIV+). Em 2019, de janeiro a outubro são: 32 casos de AIDS e 49 de HIV+.

Serviço

O CTAPT funciona Rua Hélio Ferreira, 369, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, em conjunto com a Unidade Complexa Willian Rocha, que presta assistência aos portadores da doença. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mais informações: 3342-4497/ 3386-2855 e 3352-2666.

PROGRAMAÇÃO PARCIAL DEZEMBRO VERMELHO

 
• 01/12 – Domingo – das 7h30 às 15 horas

Abertura Oficial do "Dezembro Vermelho", durante a Corrida e Caminhada Pela Vida, uma parceria entre Sesau e Pró-Vida. Haverá teste rápido, distribuição de brindes, entre outras atrações
Local: Praça Horácio Lafer, na Enseada.  

• 02/12 – Segunda – a partir das 13 horas
CTAPT Itinerante - ação em parceria com o Consultório na Rua
Local: Praça da Saudade, em frente ao Cemitério da Vila Júlia

• 03/12 – Terça
CTAPT Itinerante (parceria com Centro de Atendimento Psicossocial II - CAPS II)
Local: Rua Buenos Aires, 194 Vila Maia

Orientações, testagem e Prevenção – das 9 às 14 horas
Local: UBS Pae Cará (Av. São João, 155)

• 04/12 - Quarta
CTAPT Itinerante (parceria com CAPSIII)
Local: Rua Adriano Dias, 692 - Jardim Boa Esperança

Orientações, testagem e Prevenção – das 9 às 14 horas
Local: UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/n)

• 05/12 - Quinta
CTAPT itinerante (parceria com CAPSi)
Local: Rua Carlos Nering, 640, no Jardim Helena Maria

Orientações, testagem e Prevenção – das 9 às 14 horas
Local: UBS Morrinhos (Praça do Comércio, s/n)

• 06/12 - Sexta
CTAPT Itinerante (parceria com o CAPSad)
Local: Rua Josefa Hermínia Caldas 470, no Jardim Progresso

Orientações, testagem e Prevenção – das 9 às 14 horas
Local: UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

• 07/12  - Sábado - das 10 às 15 horas
Encerramento da Campanha Fique Sabendo, com teste rápido, distribuição de preservativos
Local: Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho

Teste de HIV, orientação e entrega de preservativos
Local: Ação no Campo do Sítio Conceiçãozinha – das 9 às 17 horas

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter