Guarujá participa do 7º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil

Após a Competição, a dupla de Pastores Belga Malinois fecha o ciclo de sete anos de trabalho

Comentar
Compartilhar
10 MAR 201516h35

Nesta quinta-feira (12) a equipe da Guarda Civil Municipal de Guarujá disputa o 7º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil, a partir das 8 horas na Sociedade de Cultura Artística (Avenida Josefina Geovana Rossi), em Capivari, no interior do estado de São Paulo. Aproximadamente 18 cidades participam da competição, que coloca à prova as habilidades praticadas pelos cães, como numa real situação de ocorrência policial.

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá irá disputar com três Guardas e dois cães adestrados, da raça Pastor Belga de Malinois. Campeões brasileiros de 2011, no Campeonato de Bragança Paulista e vice campeões no ano de 2012, em Santana de Parnaíbe, os cães já treinam no canil da GCM há sete anos. A competição será a última da dupla canina. "Os Pastores Belgas serão aposentados após este campeonato. Esperamos que fechem o ciclo com mais uma vitória dentro da corporação", contou o supervisor da GCM de Guarujá, Ilton Marques Couto Júnior.

Após a Competição, a dupla de Pastores Belga Malinois fecha o ciclo de sete anos de trabalho (Foto Divulgação)

O desafio considera dois aspectos. O primeiro se trata da abordagem e o uso progressivo da força durante os procedimentos. E o segundo avalia a qualidade da imobilização feita pelo cão e seu temperamento durante a revista do suspeito. De acordo com o regulamento do Campeonato, durante toda a prova será testada a concentração da equipe, inclusive a dos cães. Ainda segundo o regulamento, com o intuito de se aproximar da realidade cotidiana, haverá obstáculos na pista, a fim de que os cães contornem ou saltem, sem perder o foco no suspeito.

Para o supervisor da GCM de Guarujá, tais provas de rivalidade promovem a integração entre as Guardas e a troca de conhecimentos. "Esse Campeonato pode ser comparado a um laboratório, pois temos a oportunidade de nos avaliar, perceber onde estamos errando e também experimentar novas técnicas executadas pelas outras equipes", explicou Couto.

Premiação – Todas as equipes participantes receberão certificado de participação. E os prêmios da terceira à primeira colocação ficam com as melhores equipes de abordagem, imobilização e localização dos entorpecentes.