X

Cotidiano

Grupamento de Bombeiros divulga ocorrências registradas nas praias

Os números apresentados apontam que 2.800 pessoas foram salvas e, aproximadamente, 800 crianças perdidas foram entregues aos pais

Publicado em 14/03/2014 às 12:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Grupamento de Bombeiros Marítimo do Estado de São Paulo – GBMar, apresentou na noite da última, terça-feira (11), em cerimônia, no Iate Clube de Santos, os números da Operação Praia Segura no Estado. O evento marcou o encerramento da ação no litoral, que tem como objetivo, aumentar a segurança dos banhistas, evitar afogamentos e acidentes durante o verão nas praias.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo, Carlos Eduardo Smicelato, os números são positivos. “Esse ano ocorreu um fenômeno atípico, o calor foi mais intenso que nos anos anteriores, o que contribuiu para um aumento considerável de banhistas nas praias e permaneciam por muito mais tempo no mar. Esse comportamento exigiu atenção maior dos guarda-vidas efetivos e temporários, contratados para fazerem o patrulhamento na faixa arenosa”, explica Smicelato.

Os números estaduais apresentados apontam que 47 pessoas perderam a vida no mar, foram realizados cerca de 2.800 salvamentos, e aproximadamente, 800, crianças que se perderam dos pais foram encontradas e entregues aos mesmos. De acordo com a corporação, esses números do litoral foram registrados entre 21 de dezembro a 6 de março.

Encerramento da Operação Praia Segura (Foto: Zarif Ribeiro/PMG)

O levantamento aponta que as cidades com o maior número de ocorrências são: Praia Grande, Itanhaém, Guarujá, Mongaguá e Bertioga.

O tenente-coronel declarou que os óbitos por afogamentos foram proporcional, ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 37, mortes, considerando que naquele período, o número de banhistas foi inferior. “Trabalhamos com a intenção de preservar a vida sempre, e com a possibilidade de índice zero, mas muita das vezes os banhistas não entendem a importância da orientação do guarda-vida. Nós atribuímos a não elasticidade dos números, as campanhas educativas e parcerias com as prefeituras e empresas, na contratação dos guarda-vidas temporários e no fornecimento de material. Sem essa colaboração não seria possível manter a vigilância em toda extensão marítima”, justifica Carlos Eduardo Smicelato.

Representando a prefeita Maria Antonieta de Brito, o assessor estratégico da Guarda Civil Municipal, o coronel Raimundo Silva Filho, destacou que a parceria da Prefeitura de Guarujá com o Grupamento contribuiu para que as estatísticas não aumentassem. “Nós acreditamos em números positivos para Cidade, Guarujá foi uma das que recebeu o maior número de visitantes, os guardas temporários contratados pela Prefeitura foram essenciais”, disse Silva.

O Coronel Raimundo Silva Filho apontou ainda que o Projeto Municipal “Não Se perca de Mim”, coordenado pela GCM, é uma ferramenta fundamental para auxiliar os familiares. “Essa é uma iniciativa que contribui muito com os parentes que por alguma situação perdem seus filhos, na faixa de areia. E o trabalho dos GCMs ajuda a localizar os pais, enquanto isso, a criança recebe livros de pintura e participa de brincadeiras”, destaca o coronel.

Nesta edição do Praia Segura, foram disponibilizadas para o reforço temporário pelo Estado, 800 guardas e pelas prefeituras e empresas 490 que se juntaram ao efetivo de 462 do GBMar. Esse ano, Guarujá contou com contingente formado por 50 guarda-vidas temporários, 56 salva-vidas fixos do Corpo de Bombeiros, e seis guarda-vidas da Guarda Civil Municipal.

O tenente responsável do Grupamento Marítimo Posto Guarujá, Ricardo Fernandes de Barros, explicou que apesar da cerimônia de encerramento os guarda-vidas temporários permanecerão nas praias até o próximo mês e afirmou que a Operação em Guarujá foi um sucesso. “O reforço fica até o feriado da Páscoa. Depois disso, o patrulhamento das praias será feito só pelo nosso efetivo”. Fernandes explicou ainda, que nos feriados prolongados é implantada a “Operação Feriado”: “nessas datas fazemos escalas especiais”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Vai mudar! Linhas de ônibus terão mudança no bairro Samambaia em Praia Grande

Veja os pontos que sofreram mudanças

Variedades

Elenco de 'Atlas' fala sobre inspirações e avanço da Inteligência Artificial

O Diário do Litoral esteve presente de forma remota na coletiva de imprensa do filme, no México

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter