Litoral Sul

Associação Comercial completa 60 anos em Itanhaém

Entidade promove um jantar para celebrar a data, neste sábado (25), no Centro de Convenções do Iate Clube

Nayara Martins

Publicado em 25/05/2024 às 06:35

Comentar:

Compartilhe:

Loureiro diz ainda que será lançado um livro sobre a história da Acai, nos últimos 60 anos / Nayara Martins / Diário do Litoral

O presidente da Associação Comercial de Itanhaém (Acai), José Alberto Loureiro, fala sobre as comemorações dos 60 anos e os planos da entidade para contribuir com o desenvolvimento da Cidade. A Acai realiza neste sábado, 25, um jantar dançante oferecido aos empresários e convidados, no Centro de Convenções do Iate Clube de Itanhaém.

A animação do evento vai ficar por conta dos cantores Gabriel Delfino, Bruna Ricardi e o Trio de Tenores.        
O deputado federal Alberto Mourão (MDB) foi convidado e fez uma palestra, no último dia 6, data do aniversário, na sede da Acai. O tema foi sobre o desenvolvimento de Praia Grande. 

Mourão explicou como conseguiu os principais investimentos com a participação dos empresários da Cidade.

“Ele deu um grande exemplo para todos nós, empresários, comerciantes, prefeito e vereadores”.

Loureiro diz ainda que será lançado um livro sobre a história da Acai, nos últimos 60 anos. A assessoria de imprensa da entidade já está ouvindo os depoimentos dos ex-presidentes. No total 18 presidentes assumiram a gestão da Associação. A data para o lançamento do livro ainda será definida.

A Acai teve apenas uma mulher à frente da presidência, a comerciante Alice da Cunha Salgado, que presidiu a entidade no biênio 1997/1999. “Ela foi a única que lutou para entrar, pois não concordou com a indicação da diretoria e conseguiu os votos dos associados para ser eleita”, explica.

Ele lembra que para presidir uma entidade é necessário ter conhecimento de como funciona o setor empresarial.

“Somos em 420 associações no Estado de São Paulo. O Simples Nacional foi criado com a luta das entidades e em defesa do pequeno empreendedor com o Microempreendedor Individual (MEI)”, salienta.

Loureiro assumiu a presidência da Acai pela primeira vez, em janeiro deste ano, com mandato para o biênio 20024/2025. Há 20 anos o empresário mora em Itanhaém. Em novembro do ano passado, ele recebeu o título de “Cidadão de Itanhaém”, na Câmara Municipal.

Conquistas.

O presidente da Acai cita que uma das principais conquistas, nos últimos anos, é a conscientização dos comerciantes sobre a importância em se unir e participar da entidade. 

A entidade também conseguiu ter uma sede mais ampla para oferecer diversos cursos e eventos voltados aos associados.

A Acai criou, este ano, a ação “O presidente visita”. O presidente da entidade visita os estabelecimentos comerciais associados, uma vez por semana. O objetivo é ouvir e trocar experiências com a classe empresarial da Cidade.

Segundo Loureiro, essa campanha já tem obtido excelentes resultados. “Os comerciantes têm nos recebido com bastante carinho. Alguns lembram ser a primeira vez que recebem a visita do presidente da Acai”, frisa. 
     
Planos futuros.
Sobre os planos futuros, Loureiro cita que, este ano, vai organizar cursos de capacitação oferecidos aos funcionários de comércios associados, na sede da Acai.

“Vamos pesquisar junto aos comerciantes para saber o que a Cidade precisa. Os cursos devem ser realizados conforme a demanda do município, para que os participantes sejam direcionados e contratados pelas empresas”, salienta.

E ainda resgatar a realização de alguns eventos para atrair mais turistas à Cidade. Como o Sabores Caiçara, a Festa da Tainha, entre outros.

“O Sabores Caiçara vai voltar a ser realizado este ano. E deve acontecer dentro dos restaurantes participantes, pois assim não haverá grandes custos. A ideia é atrair os clientes para conhecerem o que cada um oferece”, ressalta.

Outra iniciativa é promover uma campanha para reforçar a participação e obter maior número de associados à Acai.

“Nossa expectativa é muito boa. A ideia é buscar a união dos empresários para colaborarem com o desenvolvimento da Cidade”, conclui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter