X

Cotidiano

Governo quer sincronizar caminhões e navios em Santos

O objetivo é evitar filas nas estradas e engarrafamentos na área urbana da cidade na época de embarque da safra, que começa em fevereiro e atinge o pico nos meses de março, abril e maio

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/12/2013 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo vai criar um sistema para sincronizar a chegada de navios e de caminhões no Porto de Santos. O objetivo é evitar filas nas estradas e engarrafamentos na área urbana da cidade na época de embarque da safra, que começa em fevereiro e atinge o pico nos meses de março, abril e maio. Santos é o maior porto do País em termos de movimentação de grãos.

Segundo o ministro da Secretaria Especial de Portos, Antonio Henrique Silveira, o sistema deve entrar em fase de testes em dezembro. Em janeiro, ele começa a funcionar e, em fevereiro, deve estar operando normalmente. "Vamos estabelecer uma cadeia inteligente", afirmou.

O sistema prevê que o caminhão só poderá entrar no Porto de Santos quando a embarcação que receberá a carga já estiver lá. Para isso, será criado um sistema de agendamento, operado pela Secretaria de Portos.

Os caminhões que estiverem aguardando a chegada da embarcação poderão ficar em pátios, sendo um deles na Baixada Santista e pelo menos outros dois no Planalto. São áreas que pertencem à União, uma no quilômetro 24 da Via Anhanguera, nas proximidades de Campinas, e outro em Ribeirão Pires.

Santos é o maior porto do País em termos de movimentação de grãos (Foto: Luiz Torres/DL)

Além disso, a Companhia de Docas de São Paulo promoveu uma chamada pública para interessados em ceder outras áreas para servir de pátio aos caminhões. Na prática, o sistema vai acabar com as filas de caminhões das estradas, que serão substituídas por concentração nos pátios. "Vamos transferir as filas para ambientes fechados, seguros e com infraestrutura", disse o ministro.

As ações, anunciadas em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Transportes e pela Secretaria de Portos, visam evitar as filas quilométricas registradas neste ano durante o escoamento de grãos. A safra que será embarcada em 2014 será recorde, superior a 100 milhões de toneladas, ante 90 milhões de toneladas exportadas neste ano.

"Com o sistema, os impactos que aconteceram no sistema rodoviário e urbano em Santos serão mitigados. Os problemas que tivemos no passado não se repetirão", garantiu Silveira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter