X

Cotidiano

Exército da Nigéria anuncia retomada de cidade controlada por extremistas

O Boko Haram, que executa ataques na Nigéria desde 2009, já matou mais de 13 mil pessoas, principalmente no Nordeste do país, onde conseguiu ocupar partes do território

Publicado em 21/02/2015 às 20:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Exército da Nigéria anunciou hoje (21) que recuperou o controle da cidade de Baga, no Nordeste do país, tomada pelo grupo terrorista Boko Haram em janeiro, após um ataque que foi considerado o mais sangrento dos últimos seis anos. Apesar da falta de dados oficiais, nesse ataque podem ter morrido mais de 2 mil pessoas.

“As tropas recuperaram Baga neste sábado à tarde, depois de uma batalha feroz com os terroristas. Baixas pesadas. Operações de limpeza em curso. Detalhes mais tarde”, informou o Exército, em sua conta no Twitter.

Antes do anúncio, o governo nigeriano informou que sete soldados e 14 militantes do Boko Haram morreram ontem em combate no Sudeste do Níger, perto do Lago Chade, após rebeldes do grupo terrorista atacarem a localidade de Karouga. O lugar fica na fronteira entre o Níger, a Nigéria e o Chade.

Neste sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, iniciou uma missão oficial ao Chade, a Camarões e ao Níger para confirmar a “solidariedade” do governo francês a suas ex-colônias que lutam contra os extremistas do Boko Haram. A visita tem o objetivo de atrair apoio internacional mais profundo para financiar as operações militares contra o grupo terrorista.

O Boko Haram, que executa ataques na Nigéria desde 2009, já matou mais de 13 mil pessoas, principalmente no Nordeste do país, onde conseguiu ocupar partes do território. Ao todo, 1,5 milhão de nigerianos foram obrigados a deixar suas casas para fugir do massacre terrorista. Recentemente, o grupo passou a atacar também regiões do Chade, do Níger, e de Camarões.

No início do mês, a Nigéria e seus vizinhos – Chade, Níger, Camarões e Benin – fecharam um acordo para mobilizar cerca de 9 mil homens em uma força multinacional de luta contra o Boko Haram. Vários deles já estão atuando nas áreas de conflito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter