X

Cotidiano

Estudo coloca Santos como uma das dez melhores cidades para fazer negócios

O Município aparece à frente de cidades como Rio de Janeiro, Campinas, São Bernardo do Campo, Salvador e Brasília

Da Reportagem

Publicado em 26/11/2018 às 17:01

Atualizado em 26/11/2018 às 17:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos foi apontada como uma das dez melhores cidades do Brasil para fazer negócios / Divulgação/PMS

Confirmando sua vocação empreendedora, Santos foi apontada como uma das dez melhores cidades do Brasil para fazer negócios. O Município aparece à frente de cidades como Rio de Janeiro, Campinas, São Bernardo do Campo, Salvador e Brasília.

O estudo realizado pela empresa Urban Systems, publicado em outubro na Revista Exame (https://exame.abril.com.br/revista-exame/nao-da-para-se-acomodar/), levou em consideração municípios acima de 100 mil habitantes com as melhores condições para empreender, investir e negociar.

O levantamento avaliou o desempenho em 42 indicadores, como saldo de postos de trabalho (contratação menos demissões), crescimento empresarial e diversidade econômica.

O secretário de Finanças de Santos, Maurício Franco, destaca que a Sala do Empreendedor Santista exerce um papel fundamental para este quadro. "Ali, o munícipe encontra o tripé fundamental para o funcionamento de uma empresa, que é sua abertura, obtenção de crédito e capacitação de seus gestores. Isso estimula a formalizar sua empresa".

Maurício Franco explica que a abertura de novos negócios tem um impacto social muito positivo. "Isso gera um ciclo benéfico, pois novas empresas geram novos empregos, pessoas empregadas consomem mais e toda a economia do Município é aquecida".

Um exemplo de como o serviço vem dando bons resultados é o da costureira Roseli Barbosa Malhero, que conseguiu formalizar sua empresa em fevereiro através do Espaço do Empreendedor. Ela explica que tinha esse sonho há anos, mas não sabia como fazer. Depois de ver uma reportagem sobre o equipamento, foi até o local para tirar suas dúvidas. "O atendimento foi maravilhoso. Eles me explicaram toda a parte burocrática, e acabou sendo bem mais rápido do que eu imaginava".

Outra pessoa que se tornou empreendedora recentemente é a esteticista Raquel Figueiredo Muniz, que iniciou sua empresa em abril. "Desde o início do ano, eu comecei a amadurecer a ideia de ter meu próprio salão de beleza. Fui orientada sobre o capital necessário para iniciar a empresa, consegui um empréstimo através do Banco do Povo Paulista e dei início ao meu sonho".

Espaço do Empreendedor

Criado em 2014, o Espaço do Empreendedor Santista (Rua General Câmara, 30. Centro) já registrou quase 20 mil aberturas de empresas. Em 2018, de janeiro a outubro, foram mais de 33 mil atendimentos, formalizando cerca de 4.400 negócios.

De acordo com Ronaldo Ferreira Silva, chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego, o local funciona como uma espécie de 'Poupatempo' direcionado aos empresários. "Auxilia o munícipe que sonha em abrir o próprio negócio, assim como o orienta sobre como gerenciar ou aprimorar seu empreendimento".

Ronaldo explica que o espaço atende, em média, 3.150 pessoas por mês e realiza cerca 600 processos de abertura de empresa. No local, além da Sala do Empreendedor, há o Banco do Povo Paulista, Sebrae-SP e espaço do Via Rápido Empresa.

Ranking

 Índice de Qualidade Mercadológica. Nota máxima 37,5

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Elenco de 'Atlas' fala sobre inspirações e avanço da Inteligência Artificial

O Diário do Litoral esteve presente de forma remota na coletiva de imprensa do filme, no México

Guarujá

PAT de Guarujá oferece 58 vagas neste sábado (25); confira a relação

Atendimento é realizado na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter