X

Cotidiano

Especialistas defendem túnel Santos-Guarujá; veja vídeo do novo projeto

Túnel imerso é a melhor alternativa para ligação seca entre as duas cidades, defendem empresas e especialistas

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2020 às 10:10

Atualizado em 25/09/2020 às 10:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Túnel Santos/Guarujá atenderia mais de 40 mil pessoas por dia / DIVULGAÇÃO

O projeto do túnel imerso para a ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá ganhou força com o lançamento, nesta quinta-feira (24), da campanha "Vou de Túnel". Uma coletiva de imprensa reuniu veículos nacionais e regionais para conhecer detalhes do movimento, criado por um pool de empresas, que defende que o túnel imerso é a melhor alternativa para a mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população das cidades, além de ser a opção mais rápida para o deslocamento e mais econômica para os cofres públicos.

Casemiro Tércio Carvalho, ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos, está engajado no movimento. Engenheiro naval e executivo há mais de 15 anos, para Carvalho, o túnel aumenta o potencial de negócios do Porto de Santos, maior gerador de emprego e renda da Baixada Santista.

"O projeto do túnel traz mais segurança e viabiliza a passagem de navios mais altos, o que significa mais negócios para o Porto de Santos e impactos positivos na economia local. Não podemos jogar uma pá de cal no maior porto da América Latina, ao criar obstáculos para a navegabilidade e para o desenvolvimento da operação portuária", analisa.

Tércio defende que o projeto de Túnel seja incluído na desestatização do Porto de Santos que está nos planos do Governo Federal. Ele explica que o objetivo da campanha é informar a todos sobre as vantagens do modal, tanto para o desenvolvimento portuário na região, quanto para as cidades de Santos e Guarujá. "A comunidade merece participar ativamente da discussão e ter acesso às informações e aos dados técnicos que comprovam que o túnel imerso é a melhor alternativa de ligação seca entre as duas cidades", pondera.

O diretor da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Eduardo Lustoza, destaca que os números apontam o projeto do túnel imerso, primeiro a ser construído no Brasil, como a forma mais eficiente, rápida e econômica de conectar os municípios. Promovendo, simultaneamente, mobilidade urbana e desenvolvimento portuário em Santos, atividade que impacta positivamente a economia de todo o país.

"O túnel Santos/Guarujá atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e reduzirá em 25 minutos o tempo de travessia. O trajeto entre as cidades passará a ser feito em menos de cinco minutos. Com a distância de apenas 1,7 km e localização estratégica, o túnel é também uma opção mais econômica e tem menor custo do que os outros projeto apresentados."

 

 

INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Lustoza, que é consultor portuário há 40 anos, também argumenta que a escolha deste modal para a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá promove a inclusão social e sustentabilidade ambiental e econômica.

A Autoridade Portuária de Santos atualizou o traçado, em 2019, o que permitiu reduzir a necessidade de desapropriações e baratear a obra, além de representar menor impacto no ambiente urbano. "Com a medida, 95% das desapropriações previstas pelo projeto anterior foram eliminadas", destaca Tarcísio Barreto Celestino, mestre e doutor em Engenharia Civil pela University of California Berkeley e professor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

De acordo com Celestino, um dos maiores especialistas em túneis do Brasil, esta é a melhor alternativa sob o prisma da mobilidade urbana, já que permite a integração de ciclovias, conta com uma via exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reduzindo o tempo de deslocamento com o transporte público e proporcionando menos trânsito na balsa. 

"No túnel todos são bem-vindos, já que o projeto disponibiliza acesso seguro para ciclistas, pedestres e skatistas. Com um debate técnico e amplo, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, além da Autoridade Portuária e de toda a população da região, ficará claro que o túnel é o caminho mais viável para a ligação seca", garante Celestino.

O especialista lembra que países desenvolvidos, como a Holanda, têm apostado na construção de túneis em detrimento de projetos considerados obsoletos e que inviabilizam a passagem de navios maiores.

Ecológico e sustentável, o projeto prevê a redução da poluição do ar e da emissão de CO² na atmosfera. Se comparado à travessia de balsa, o túnel promove a redução de 72 toneladas nas emissões de monóxido de carbono por ano.

Aliadas ao pool de empresas, apoiam também a campanha 'Vou de Túnel,' o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o International Tunelling and Underground Space Association (ITA), entre outros.

Uma petição online em defesa do projeto do túnel imerso como a melhor solução de ligação seca para a Baixada Santista está disponível no site da campanha no link:  https://bit.ly/2Ht0aPY

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter