X

Cotidiano

Dia Internacional dos Ciganos é celebrado com dança e artesanato na Praça Mauá

Mostrar a cultura cigana, desmistificá-la e manter viva a tradição foram os objetivos da celebração

Publicado em 09/04/2014 às 17:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um ato repleto de movimento, cor e alegria marcou o Dia Internacional dos Ciganos nesta terça-feira (8), na praça Mauá, Centro Histórico. Dança, artesanato, oráculo e exposição de fotos deste povo ao longo da história fizeram parte do evento promovido pela prefeitura, por meio da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania), com apoio do Conselho da Comunidade Negra de Santos.

Mostrar a cultura cigana, desmistificá-la e manter viva a tradição foram os objetivos da celebração. “Este dia foi dado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e hoje é comemorado em todo o mundo. É um momento importante, pois ainda há muita discriminação. Somos cidadãos que merecem respeito”, disse Imar Lopes Garcia, representante da comunidade cigana Tsara Romai.

Para o coordenador de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secid, Jorge Fernandes, “todas as nações são contempladas neste evento, com a história dos ciganos”. A presidente do Conselho da Comunidade Negra, Tatiana Evangelista, falou da importância das políticas públicas se adequarem às especificidades deste povo. “Essas oportunidades aproximam as pessoas, quebram estereótipos e promovem a integração e a inclusão”.

Público aprovou

Passeando pelo Centro, Elizabethe Guedes, 59 anos, e Teresa Menezes, 60, foram surpreendidas pelo colorido das roupas e pela dança. Aproveitaram ainda para ver a exposição de fotos de ciganos em campos de concentração nazistas. “Eles foram muito perseguidos e este evento traz a cultura para perto das pessoas que estão na correria do dia a dia. Isso nutre a alma”, falou Elizabethe.

Teresa, que há 15 anos mora nos Estados Unidos e está em férias em Santos, também adorou. “Sou fascinada por dança e os ciganos criaram sua personalidade por meio dela. Santos sempre me surpreende com essas ações”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter