X

Cotidiano

Custo de vida em Santos tende a aumentar, estima economista

Segundo projeção do professor de Economia da Unimonte, Ricardo Hammoud, fatores como aumento de renda da população e instalação de grandes empresas na região, tenderão a elevar os preços encarecendo o custo de vida

Publicado em 10/01/2013 às 19:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São Paulo é considerada a 10ª cidade mais cara do mundo para se viver, segundo pesquisa realizada pela consultoria Mercer, divulgada na terça-feira (12). A valorização do real frente ao dólar e o boom imobiliário foram os fatores apontados pela consultoria para o aumento do custo de vida na Capital que é o centro nevrálgico e econômico do País. A 77 quilômetros de distância da Capital paulista, ou cerca de 40 minutos pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, Santos já sente os efeitos da elevação dos preços.

Segundo o professor de Economia da Unimonte, Ricardo Hammoud, a cidade polo da Região Metropolitana da Baixada Santista, sofre diretamente os reflexos do desenvolvimento econômico da Capital, uma vez que também cresce progressivamente e está muito ligada a São Paulo nos segmentos de negócios, oferta de mão-de-obra, comércio e serviços. O economista explica que o aumento de renda da população no Estado e a valorização do real frente ao dólar impulsionaram principalmente o mercado imobiliário nas duas cidades. “Santos, assim como na Capital, já tem imóveis com preços mais altos”, afirmou Hamoud.

Hammoud afirma que com mais capital circulando, mais caro é o custo de vida. O economista salienta que em São Paulo, por exemplo, a chegada das empresas multinacionais e trabalhadores estrangeiros acabaram por influenciar a alta dos preços de um modo geral e a oferta de serviços. Esse dado também foi considerado pela consultoria Mercer.

O estudo apontou que o desembarque de um grande volume de estrangeiros nos últimos anos, contratados por multinacionais, alimentou o boom de preços e fez explodir o custo de vida na Capital paulista. A consultoria avaliou nas cidades pesquisadas os custos de roupas, alimentação, entretenimento, aluguel, carros e outros itens, usando a cidade de Nova York (EUA) como base de comparação.

“Se há aumento de renda, há aumento do consumo e conseqüentemente elevação de preços”, explica o economista. O economista projeta que Santos tende a subir ainda mais o seu custo de vida a longo prazo considerando as perspectivas de desenvolvimento econômico para a Região. Sobre o impacto da instalação da sede administrativa da Petrobras para os negócios do pré-sal, em Santos, com 2 mil empregados lotados na Torre 1, em 2013, Hammoud considerou que este é um forte fator de elevação de preços na cadeia produtiva local.

“Quanto maior a demanda com a chegada de novas empresas, maior a demanda de serviços e a elevação de preços relativamente”. Mas o economista pondera que em curto prazo o custo de vida continuará subindo em Santos, mas num ritmo menor.

A valorização dos preços dos imóveis em Santos já é um reflexo da expectativa gerada em torno da vinda da sede dos negócios do pré-sal da Bacia de Santos, conforme divulgou recentemente o Sindicato da Habitação (SECOVI-SP).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter