X

Cotidiano

Cubatão intensifica ações contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Agentes do Programa Municipal de Combate a Endemias intensificam as ações de bloqueio, controle de criadouros e nebulização para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus

Da Reportagem

Publicado em 25/03/2021 às 07:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Esta semana na varredura pelo bairro da Ilha Caraguatá as equipes tentaram vistoria em 1251 imóveis, porém a visita foi efetivada em 528 casas / DIVULGAÇÃO/PMC

Os agentes do Programa Municipal de Combate a Endemias intensificam as ações de bloqueio, controle de criadouros (BCC) e nebulização para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. Esta semana na varredura pelo bairro da Ilha Caraguatá as equipes tentaram vistoria em 1251 imóveis, porém a visita foi efetivada em 528 casas.

De acordo com a coordenadora do programa, Rosângela Jorge Chad, a maior dificuldade tem sido o número elevado de moradias fechadas. "É complicado. Em pelo menos 57% das casas que tentamos fazer o bloqueio ficamos sem acesso. É muito importante que o munícipe abra o domicílio para a gente", afirmou Rosângela. Ela destaca que os agentes estão sempre identificados com crachás e coletes.

O Programa atua conforme a demanda: a estratégia é realizar ações específicas em bairros que apresentam confirmações das doenças, como são os caso da Ilha Caraguatá e Parque São Luiz.

Estes bairros possuem pessoas infectadas pela dengue e também chikungunya. Assim, as equipes fazem uma varredura buscando locais que podem acumular água parada e orientando a população. Ainda de acordo com a chefe do Programa, o pessoal da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) – órgão estadual com sucursal em São Vicente – também está com ações no bairro Vale Verde.

A cidade de Cubatão registra neste ano de 2021, pelo menos 250 casos confirmados de dengue, 5 de chikungunya e nenhum caso de zica vírus. Não houve mortes ocasionadas por essas doenças nos últimos anos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter