X

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Da Reportagem

Publicado em 18/03/2024 às 13:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Colégio São José, foi fundado no dia 19 de março de 1924 e dele saiu a maior trovadora do Brasil / Reprodução/São José

A Câmara de Santos fará a entrega por meio de Projeto de Decreto Legislativo de placas comemorativas pelo centenário de duas importantes instituições religiosas de ensino de Santos: o Colégio Stella Maris e o Colégio São José. 

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas. No dia 20, o vereador Fabrício Cardoso (Podemos) homenageia o Colégio Stella Maris e no dia 22, será a vez do vereador Ademir Pestana (PSDB) fazer a entrega da placa comemorativa ao Colégio São José, ambos respectivamente, autores da homenagem.

Pontos turísticos de Santos viram tema de exposição em homenagem aos 478 anos da Cidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para o vereador Ademir Pestana, a homenagem aos dois longevos colégios significa que o poder legislativo reconhece estas instituições de ensino como símbolos de educação da cidade e com profunda importância histórica. O Colégio São José, foi fundado no dia 19 de março de 1924 e dele saiu a maior trovadora do Brasil: a escritora, poeta e musicista Carolina Ramos. A deputada estadual da (Alesp) e nascida em Santos, Maria Lúcia Amary também foi aluna.     

O São José formou ilustres cidadãos e cidadãs, que também compuseram o quadro docente e desafiaram seus aprendentes na senda do conhecimento, como Zenny de Sá Goulart que em 1940 atuava como professora. Foi a primeira mulher a exercer a vereança na cidade de Santos, e cujo auditório da Câmara Municipal leva o seu nome. Destaque também para os educadores Domingos Aulicino e Zulmira Campos, que leva o nome de uma das escolas da rede estadual de ensino.

A escola eminentemente feminina tornou-se mista em 1992 quando o colégio passou a dividir espaço com os meninos ampliando assim os desafios na construção do conhecimento. A direção da escola está sob o comando da educadora Maria Cleonice Cefaly Machado. A irmã Geny Eiras que já esteve no comando do colégio e onde lecionou, hoje, ao longo de seus 97 anos, continua prestando relevantes serviços no São José.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter