X

Cotidiano

CEV cobra explicações da Prefeitura e da MRS sobre a Vila dos Pescadores

Vereadores de Cubatão buscam melhorias para o bairro junto ao Executivo. Empresa diz que vai analisar a proposta de custear a locação de uma ambulância fixa para a área

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/06/2014 às 20:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Cubatão realizou, na última quarta-feira, dia 18, mais uma reunião para tratar dos problemas causados pelos trens à comunidade da Vila dos Pescadores. A viabilização de obras para o bairro e a necessidade de manter permanentemente uma ambulância no local estão entre os principais assuntos discutidos.

O secretário de Planejamento da Prefeitura, Adalberto Ferreira da Silva, que participou da reunião, afirmou que o fato de a Vila dos Pescadores ter um único acesso para pedestres e veículos é um problema sério. O secretário conta que o projeto de reurbanização do bairro começou em 1998, tendo sido modificado para atender aos requisitos do programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto prevê o aterramento de algumas áreas e a construção de um piscinão.

O secretário de planejamento disse que existe um projeto de urbanização, faltando apenas um termo de ajustamento de conduta (TAC) para o licenciamento ambiental. “Nós precisamos ter espaço para atender adequadamente todos os moradores. Tem que ter reconfiguração estética, e precisamos ter uma bomba para retirar toda a água das áreas já consolidadas, por isso precisamos de um piscinão”.

Já o vereador Ricardo Queixão, presidente da comissão, não acredita na promessa de viabilização do programa Minha Casa, Minha Vida, nem nas obras de urbanização para Vila dos Pescadores. O parlamentar ressalta que a prioridade neste momento é garantir uma ambulância para o bairro. “O problema é quando o trem fica estacionado, não tendo tempo para salvar o paciente”.

Comissão trata sobre obras e permanência de ambulância no bairro (Foto: Matheus Tagé/DL)

Em relação ao viaduto que começa no Sítio do Tenente e passa pela Vila dos Pescadores, o diretor do departamento de planejamento urbano disse que já formalizou um pedido de recursos para essa obra, o objetivo é incluir o viaduto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3. Adalberto disse que o viaduto estará pronto em um ano se os recursos estiverem disponíveis.

Ricardo Queixão lembrou que há cerca de um mês solicitou a limpeza da via férrea, que é de responsabilidade da concessionária, mas ninguém atendeu ao pedido. Lourenço afirma que a limpeza dentro da faixa de domínio é da MRS, mas que a concessionária não consegue atender plenamente, pois, segundo ele, a prefeitura não está realizando a coleta de forma regular. Para resolver esse problema, uma reunião será agendada entre a Administração Municipal e integrantes da empresa.

Diante disso, o gerente de relações institucionais da MRS, José Roberto Lourenço, também afirmou que a empresa já desenvolveu projetos sociais na Vila dos Pescadores e que novos projetos poderão ser avaliados pela MRS, concessionária que opera a malha sudeste da rede ferroviária federal.
Saúde

Durante a reunião da CEV, o secretário de Saúde disse que os equipamentos de urgência para a UBS da Vila dos Pescadores já estão em fase de licitação para entrega. Correa afirma também que a prefeitura não tem condição de destinar uma ambulância para ficar 24 horas no bairro. O representante da MRS disse que a concessionária não pode fazer a doação, mas afirma que levará a proposta de custear a locação de uma ambulância para a diretoria da empresa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter