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Cotidiano

Bonde Restaurante, em Santos, é novidade no País

Além disso, a cidade terá também um bonde elétrico, o Gilda, que fará passeio no estilo da Broadway

Publicado em 23/05/2014 às 10:49

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Além de poder contar com o maior museu vivo de bondes da América Latina em 2015, Santos terá o único bonde restaurante do continente. Trata-se de um modelo articulado Moncenisio, de fabricação italiana, que remete à época romântica de Turim. Outro destaque será um elétrico de passeio chamado Gilda, de origem americana, que faz lembrar a fase áurea da Broadway novaiorquina.

Objetos de doação, eles encontram-se nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a restauração. Depois de prontos serão incorporados ao acervo do museu, que já reúne sete bondes procedentes de diversos países como Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Portugal e Itália. Existe também a expectativa de receber mais um, desta vez do Japão. Os veículos integrarão a frota que faz o percurso turístico do Centro Histórico.

Em razão da complexidade para a recuperação dos modais, que envolve diversos componentes técnicos, a CET já abriu o processo licitatório. “Somente após a fase das licitações, com as chegadas de todas as peças, é que começarão os serviços de restauro e montagem”, explica o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrando que a previsão de entregá-los é para 2015.

Santos terá o único bonde restaurante do continente (Foto: Matheus Tagé/DL)

Seguindo os padrões, os bondes têm portas centrais

Embora tenham estilos diferentes, tanto o bonde restaurante articulado como o de passeio Broadway possuem algo em comum. Ambos seguem o padrão Centex - Central Exit (saídas centrais), similares aos dos atuais ônibus do transporte urbano. “O conceito foi desenvolvido pelo engenheiro americano Peter Witt em 1914, visando facilitar e agilizar o embarque e desembarque de passageiros”, explica Marcos Rogério. 

O bonde italiano tem como fabricante a Officine Moncenisio, é do tipo unidirecional e com articulação ligando dois módulos. Tem sistema elétrico Tibb/Retam e bitola de 1455 mm.

Circulou pelas principais avenidas de Turim. Já o veículo americano foi fabricado pela Third Avenue Railway (TAR), de Nova Iorque, desenhado pelo engenheiro Slaughter W. Huff.

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