X

Cotidiano

Bonde Restaurante, em Santos, é novidade no País

Além disso, a cidade terá também um bonde elétrico, o Gilda, que fará passeio no estilo da Broadway

Publicado em 23/05/2014 às 10:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de poder contar com o maior museu vivo de bondes da América Latina em 2015, Santos terá o único bonde restaurante do continente. Trata-se de um modelo articulado Moncenisio, de fabricação italiana, que remete à época romântica de Turim. Outro destaque será um elétrico de passeio chamado Gilda, de origem americana, que faz lembrar a fase áurea da Broadway novaiorquina.

Objetos de doação, eles encontram-se nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a restauração. Depois de prontos serão incorporados ao acervo do museu, que já reúne sete bondes procedentes de diversos países como Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Portugal e Itália. Existe também a expectativa de receber mais um, desta vez do Japão. Os veículos integrarão a frota que faz o percurso turístico do Centro Histórico.

Em razão da complexidade para a recuperação dos modais, que envolve diversos componentes técnicos, a CET já abriu o processo licitatório. “Somente após a fase das licitações, com as chegadas de todas as peças, é que começarão os serviços de restauro e montagem”, explica o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrando que a previsão de entregá-los é para 2015.

Santos terá o único bonde restaurante do continente (Foto: Matheus Tagé/DL)

Seguindo os padrões, os bondes têm portas centrais

Embora tenham estilos diferentes, tanto o bonde restaurante articulado como o de passeio Broadway possuem algo em comum. Ambos seguem o padrão Centex - Central Exit (saídas centrais), similares aos dos atuais ônibus do transporte urbano. “O conceito foi desenvolvido pelo engenheiro americano Peter Witt em 1914, visando facilitar e agilizar o embarque e desembarque de passageiros”, explica Marcos Rogério. 

O bonde italiano tem como fabricante a Officine Moncenisio, é do tipo unidirecional e com articulação ligando dois módulos. Tem sistema elétrico Tibb/Retam e bitola de 1455 mm.

Circulou pelas principais avenidas de Turim. Já o veículo americano foi fabricado pela Third Avenue Railway (TAR), de Nova Iorque, desenhado pelo engenheiro Slaughter W. Huff.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter