X

Cotidiano

Alunos e guardas municipais de Mongaguá entram em confronto

Prefeitura proíbe torcida após vandalismo durante jogos escolares. Estudantes protestam

Publicado em 27/10/2013 às 01:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estudantes, menores de idade, acusam a Guarda Municipal de Mongaguá de repressão. A Prefeitura rebate a denúncia e acusa os alunos de vandalismo. O fato é que uma manifestação de quase 200 adolescentes de escolas municipais e estaduais da Cidade acabou em confusão, na última quarta-feira, em frente a um dos ginásios onde ocorre a 22ª edição dos Jogos Escolares.

O campeonato acontece no Município desde o dia 7 de outubro. Na primeira semana dos jogos, segundo a versão dos alunos, uma bomba artificial foi atirada na quadra do Ginásio Arturzão, onde ocorria um dos jogos da disputa. Depois do incidente, a Diretoria Municipal de Esportes decidiu prosseguir com a competição, mantendo os ginásios de portas fechadas ao público.

Com a determinação, desde o dia 21 de outubro os alunos não conseguem assistir aos jogos. Revoltados, os cerca de 50 estudantes que compõem a União Estudantil de Mongaguá (Uem) mobilizaram um manifesto para protestar contra a medida da Diretoria de Esportes, que reuniu quase 200 adolescentes.

Pedro (nome fictício), de 17 anos, membro da Uem, garante, no entanto, que a bomba artificial não foi atirada por nenhum dos estudantes que acompanhavam o campeonato da arquibancada. “A bomba veio de fora do ginásio e eles (a Prefeitura) culpam os alunos. A torcida não tem nada a ver com isso”, protestou.

Estudantes realizaram protesto em frente ao Ginásio Arturzão (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, uma manifestação foi armada na porta do ginásio “de forma pacífica”, afirma Pedro. O membro da Uem conta que a Guarda Municipal, prostrada em frente ao portão do equipamento para impedir a entrada dos alunos, se sentiu acuada e utilizou spray de pimenta contra os adolescentes.

“A gente só queria falar com alguém da Prefeitura para ver se liberavam a nossa entrada no ginásio. Queremos acompanhar os jogos, é um direito nosso entrar em um ginásio municipal”, diz Pedro.

A Guarda Municipal acionou a Polícia Militar para conter a manifestação. Cerca de 10 viaturas cercaram o ginásio. Sem conseguir contato com representante nenhum da Administração Municipal, Pedro conta que a manifestação se dissipou.

Prefeitura

A versão da Prefeitura de Mongaguá é outra. Segundo nota enviada pela assessoria de comunicação da Administração, nas duas primeiras semanas do evento foram registrados alguns incidentes causados pelo público presente no Ginásio Arturzão, tais como explosão de fogos de artifício no interior do ginásio e lançamento de garrafas de bebidas alcóolicas na quadra durante alguns jogos.

A Prefeitura alega que a decisão de proibir a entrada de torcida nos ginásios foi tomada para manter a ordem e preservar a segurança dos atletas, especialmente as crianças.

Segundo a versão da Administração Municipal, manifestantes afrontaram a Guarda Municipal querendo invadir o ginásio, quebraram duas janelas na entrada do prédio e danificaram uma viatura da corporação. Além disso, um estudante lançou um objeto contra um guarda municipal, mas acabou atingindo outra aluna, que sofreu um corte no rosto. Ela foi socorrida pela equipe da Diretoria de Esportes e Assessoria da Juventude até o Pronto Socorro Agenor de Campos, onde foi atendida e levou três pontos para fechar o ferimento.

A Polícia Militar foi acionada para conter os manifestantes, afirma em nota. Todos os fatos foram registrados em boletim de ocorrência para, posterior, providências legais.

Os Jogos Escolares de Mongaguá contam, este ano, com a participação de 29 escolas. A competição termina dia 31 de outubro e, de acordo com a Prefeitura, a decisão de manter fechados os ginásios para torcida permanece até o último dia de disputas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter