X

Cotidiano

Al Qaeda está em forte competição com Estado Islâmico, diz dirigente da UE

"Há uma competição feroz entre Al Qaeda e Daesh", disse o dirigente no Fórum de Bruxelas, uma conferência de política externa. O Estado Islâmico também é conhecido como Daesh

Publicado em 21/03/2015 às 12:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Al Qaeda pode tentar organizar um ataque terrorista na Europa para provar que não perdeu a "liderança da jihad global" para o Estado Islâmico, afirmou o coordenador de contraterrorismo da União Europeia, Gilles de Kerchove.

"Há uma competição feroz entre Al Qaeda e Daesh", disse o dirigente no Fórum de Bruxelas, uma conferência de política externa. O Estado Islâmico também é conhecido como Daesh.

Tendo em vista que 4 mil a 5 mil cidadãos europeus viajaram à Síria e ao Iraque para treinamento militar com grupos extremistas, Kerchove disse que o risco deles voltarem para a Europa com o objetivo de realizar ataques tem "aumentado significativamente."

Jovens europeus que não têm "contato com organizações terroristas" e se radicalizaram na prisão, online ou por propaganda extremista também são uma ameaça à segurança da Europa, afirmou o coordenador, ao mencionar os terroristas que realizaram ataques em Paris e Copenhague neste ano.

O ministro da Turquia para Assuntos Europeus, Volkan Bozkir, reconheceu que o seu país é frequentemente acusado de deixar guerrilheiros europeus entrarem na Síria para se juntar a grupos militantes. "Temos 39 milhões de turistas a cada ano, não podemos verificar todos", disse Bozkir.

Ele acrescentou, no entanto, que a Turquia já prendeu 1,2 mil pessoas e as impediu de se juntar ao Estado Islâmico, com base na inteligência compartilhada com seus parceiros internacionais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter