X

Repórter da Terra

Nova regra vai evitar que consumidor leve gato por lebre no mercado de peixes

Uma nova instrução normativa pretende evitar que o consumidor acabe levando gato por lebre na compra de peixe. O objetivo é estabelecer na legislação padrões físico-químicos para definir claramente cada espécie e, assim, inibir adulterações e falsificações do pescado. Com isso, o Ministério da Agricultura quer evitar que o consumidor seja lesado quando adquire filés e postas congeladas.

Nessas condições, sem poder identificar o aspecto geral do peixe, é comum que o comprador acabe levando para casa um pescado com qualidade inferior, diferente daquele identificado na embalagem, normalmente mais nobre e mais caro. Fraudes do gênero se intensificam próximo da Semana Santa.

A consulta pública para o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade termina na terça-feira. O regulamento é um pedido antigo de associações, sindicatos e indústrias da pesca. Esses segmentos alegam que a falta de regras claras facilita a concorrência desleal entre produtores, importadores e exportadores, em prejuízo de empresas que primam pelo controle de qualidade.

Efeito Alckmin...
Segundo a Associação Paulista dos Criadores de Suínos, a decisão do governador Geraldo Alckmin de voltar a cobrar ICMS das carnes a partir de abril provocou uma corrida de frigoríficos para fazer estoque antes que o imposto entre em vigor.

...no preço das carnes
E esse movimento já inflacionou o mercado, antes mesmo da entrada em vigor da nova regra tributária. Resultado: o Cepea/USP constatou que o preço do suíno vivo subiu 11,4% na região de Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba e Sorocaba só no período entre 25 de janeiro e 1º de fevereiro.

Orgânicos crescem 20%
Já são mais de 600 as feiras de orgânicos no Brasil e o mercado cresceu 20% em 2016, com faturamento de R$ 3 bi. Os dados são do Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável que avaliou colheita e varejo.

Laranja x envelhecimento
Consumido diariamente, puro, em jejum, o suco de laranja melhora o ciclo intestinal e reduz em 14% o risco de obesidade. Junto das refeições, o suco da fruta reduz a oxidação celular e retarda o envelhecimento.

Ofertas na feira:
Figo roxo, limão taiti, mamões papaia e formosa, abóboras paulista e moranga, batata doce rosada, beterraba, pepino, pimentão verde, repolhos verde e roxo, rúcula, alho chinês e cebola fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Filosofia do campo:
“Vou ficar nessa cidade/Não vou voltar pro sertão/Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação...”, Belchior, compositor cearense, in ‘Como Nossos Pais’.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter