X

Brasil

Com suspeita de câncer, Bolsonaro removeu lesões no rosto para análise em laboratório

Médico especialista, de acordo com a Secom, recomendou avaliação semestral do presidente 'em face do excesso de exposição solar prévia'

Folhapress

Publicado em 12/12/2019 às 19:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Presidente consultou equipe médica após possibilidade de câncer / Antonio Cruz/Agência Brasil

Um dia após o presidente Jair Bosonaro (sem partido) dizer que tem a possibilidade de ter câncer de pele, o Palácio do Planalto informou que o chefe do Poder Executivo teve lesões removidas e submetidas a exames.

"Foram realizados alguns procedimentos como retirada de lesão verrucosa na face e na orelha, além de crioterapia em lesões no tórax e no antebraço, provocadas pelo excesso de exposição solar. O material segue para análise laboratorial, como é de rotina", diz a nota divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação Especial) no início da tarde desta quinta-feira (12).

De acordo com o Planalto, a consulta dermatológica, realizada na tarde de quarta-feira (11) estava agendada previamente "com o objetivo de reavaliação de atendimento feito seis meses atrás".

O médico especialista, de acordo com a Secom, recomendou avaliação semestral do presidente "em face do excesso de exposição solar prévia, o que já está sendo seguido".

Em nenhum momento a nota faz qualquer menção direta sobre a possibilidade de o presidente ter um câncer de pele. 

Bolsonaro passou a manhã desta quinta no Palácio da Alvorada, sem agenda oficial. No início da tarde embarcou para Palmas, no Tocatins, para um evento da Caixa Econômica Federal.

Ao deixar o Alvorada, não quis dar declarações e ironizou declaração feita por ele mesmo na véspera sobre um possível câncer.
"Pessoal, como estou com câncer eu não vou poder atender vocês, tá ok?"

Bolsonaro realizou consulta médica e exames na tarde de quarta no Hospital da Força Aérea Brasileira, em Brasília. 

A visita médica não foi informada inicialmente pela assessoria de imprensa do Planalto e não constava o compromisso na agenda oficial do presidente. 

Ao chegar ao Alvorada, poucos minutos depois de deixar o hospital, Bolsonaro falou em suspeita de câncer.
"Eu tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto de muito de atividade, então a possibilidade de câncer de pele existe", disse Bolsonaro ao entrar no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro chegou ao Alvorada com um curativo na orelha esquerda. Questionado sobre o tema, disse que havia a possibilidade de um câncer e de que estão fazendo uma checagem.

Ele também informou que cancelou uma viagem a Salvador (BA) na quarta por estafa.

"Não sei se vão fazer biópsia, me cutucaram, furaram, deram anestesia. Eu dormi. Eu tava tão cansado que eu deitei na maca e dormi", disse na noite de quarta.

"Tem possível câncer de pele. Fizeram uma checagem em mim. Inclusive não é eu que peço, muitas vezes eles que me convocam e eu vou pra lá. Eu não sou dono mais de mim em muitas questões. Uma coisa que to abusando é as saídas por aí. Outro dia comi pastel na feira do Paraguai e tava gostoso", disse, em referência a saídas fora da agenda.

O presidente deixou o Hospital da Força Aérea Brasileira, a 20 quilômetros do Palácio do Planalto, às 17h25 após a realização de um exame.

Às 17h35, a Secom divulgou uma nota afirmando que Bolsonaro foi para uma consulta programada e confirmou que ele havia sido submetido a procedimentos, mas sem dar detalhes.

"O presidente Jair Bolsonaro foi ao Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), nesta tarde, para consulta de rotina já programada, com a realização de exames também de rotina. O presidente apresenta boas condições de saúde, sem ressalvas.

Agora, o presidente segue para o Alvorada", dizia o texto.

Às 17h47 ele chegou ao Palácio da Alvorada e deu outra versão: disse que foi submetido a um exame para averiguar a possibilidade de um câncer de pele. 

Após as declarações do presidente, a reportagem questionou a assessoria de imprensa sobre o estado de saúde de Bolsonaro e a previsão de divulgação dos resultados dos exames.

"O presidente apresenta boas condições de saúde. Demais informações sobre o estado de saúde do presidente serão transmitidas no momento oportuno", informou a Secom na noite de quarta.

Questionado, o Planalto não respondeu sobre a previsão de que os exames tenham o resultado divulgado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter