X

Brasil

Após votação, São Paulo amplia megaferiado por mais um dia; confira

Debate entre deputados estaduais seguiu durante a madrugada desta sexta-feira

Folhapress

Publicado em 22/05/2020 às 09:40

Atualizado em 22/05/2020 às 09:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Parlamentares participaram de reunião remota até as primeiras horas desta sexta-feira / Divulgação/Alesp

 A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta sexta-feira (22), a extensão do megaferiado até segunda-feira (25), antecipando para esta data o 9 de Julho.

Com isso, São Paulo ficará seis dias em feriado, já que a prefeitura já havia antecipado Corpus Christi e Consciência Negra para quarta-feira (20) e quinta.

A discussão sobre o projeto começou na tarde de quinta-feira (21) e avançou pela madrugada desta sexta, com muitas discussões e tentativas de obstrução por parte dos deputados contrários ao megaferiado. A ampliação foi aprovada com 47 votos a favor e cinco contrários.

A antecipação do 9 de Julho ainda precisa ser sancionada pelo governador João Doria (PSDB), o que deve acontecer, uma vez que o tucano já dava como certa a aprovação do projeto de lei na última quarta.

O megaferiado vale para a capital e, segunda-feira também para as prefeituras do estado que assim decidirem.

A medida causou receio em prefeituras, sobretudo do litoral, que temiam um grande número de turistas viajando à lazer.
Segundo Doria, que na quarta pediu que as pessoas usassem o feriado para ficar em casa, não para se divertir, a média do movimento nas rodovias do estado no dia foi 35% inferior do que o de costume em sextas-feiras ou vésperas de feriado.

A preocupação fez com que as prefeituras, com auxílio do estado, adotassem bloqueios sanitários para diminuir a entrada de pessoas. Guarujá, por exemplo, barrou 337 carros e Santos registrou congestionamento na chegada à cidade.

A preocupação se justifica quando observamos que interior litoral do estado têm crescimento de casos de coronavírus mais rápido que a região metropolitana de São Paulo.

Segundo os números divulgados pelo governo, no mês de abril, o número de casos da Covid-19 registrado no interior e no litoral de São Paulo cresceu 3.302% (de 129 para 4.389), enquanto a região metropolitana apresentou 770% de aumento.

Em maio, a tendência segue, sendo a região metropolitana a que tem menor taxa de crescimento dos casos, 108% até o dia 18. A região de Presidente Prudente teve o maior aumento, com índice de 379% no mesmo período; já na Baixada Santista, a alta nos casos foi de 156%.

Segundo o secretário do desenvolvimento regional, Marco Vinholi, 74% dos municípios do estado já registraram casos da Covid-19, o que inclui todos aqueles com pelo menos 15 mil habitantes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter