X

Automotor

A3 S line será a versão de entrada da Audi no Brasil

A Audi incorpora a versão S line, apresentada no ano passado como uma série especial, aos A3 sedã e Sportback vendidos no Brasil

Daniel Dias/AutoMotrix

Publicado em 16/01/2022 às 09:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As versões S line do A3 nas carrocerias sedã e na hatch Sportback foram apresentadas no ano passado em uma série especial Limited / Divulgação

As versões S line do A3 nas carrocerias sedã e na hatch Sportback foram apresentadas no ano passado em uma série especial Limited, junto com a nova geração do compacto da Audi. Agora, foram incorporadas definitivamente como a versão de entrada da linha do compacto da marca das quatro argolas no Brasil, com preços a partir de R$ 249.990. “O novo A3 foi muito bem recebido pelos consumidores desde seu lançamento no fim do ano passado. É um veículo que chega em uma geração completamente nova e que traz os conceitos mais recentes de design da marca. A versão S line complementa o portfólio e oferece mais uma opção para os nossos clientes”, revela Daniel Rojas, responsável pela área de Vendas na Audi do Brasil.

O A3 foi produzido no Brasil até o final de 2020. Porém, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) não foi fechada e já foram anunciadas as retomadas de produção no local dos Q3 e Q3 Sportback. Até uma futura geração do A3 pode voltar a ser feita na fábrica paranaense. Importada da fábrica de Ingolstadt, na Alemanha – sede da Audi –, a nova geração do A3 sedã e Sportback na versão S line conta com o motor 2.0 TFSI (turbo) a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 32,5 kgfm, associado à transmissão S tronic de dupla embreagem de 7 velocidades – é o mesmo conjunto que equipa a versão topo da gama Performance Black. O sistema de suspensão traseira é independente e combina conforto de condução com boa dinâmica, segundo a engenharia da Audi. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada e ao modo de direção, como se fosse um tipo de suspensão ativa, implantada na Fórmula-1 nos anos 80 e 90, que “lia” as irregularidades do asfalto adiante e corrigia a suspensão eletronicamente, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil. Mais tarde, tal dispositivo foi banido da principal categoria do automobilismo. O Audi Drive Select também é de série em todas as versões do A3 e permite que o motorista experimente cinco modos de direção: “Comfort”, “Dynamic”, “Efficiency”, “Auto” e “Individual”, que provocam mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de curva.

O sistema de suspensão traseira é independente e combina conforto de condução com boa dinâmica, segundo a engenharia da Audi

O A3 três volumes e o A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. Os faróis e as lanternas são Full-LEDs e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância de entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta de 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. Já a carroceria sedã cresceu em quase todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é quatro centímetros mais comprido, com a distância de entre-eixos permanecendo inalterada. A largura aumentou dois centímetros, para 1,82 metro, e a altura subiu um centímetro, para 1,43 metro. Isso resultou em um aumento de dois centímetros na altura da cabeça na parte frontal e mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nas duas dimensões em comparação com seu antecessor

O design sofisticado segue no interior com elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marchas – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito “shift-by-wire”, sem a presença de cabos físicos e botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para se fazer a troca. A versão tem ainda acabamento do console central em alumínio texturizado. O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos ao estilo esportivo. Os novos A3 sedã e Sportback se conectam ao smartphone do usuário por meio do Apple CarPlay ou do Android Auto.

O A3 sedã e o A3 Sportback na versão S line incorporam equipamentos como “keyless” (botão de partida do motor bastando o controle estar dento do carro), volante em couro com “paddles shifts” (borboletas localizadas atrás da direção para trocas de marchas sequenciais feitas pelo motorista) e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18 polegadas Audi Sport exclusivas, faróis Full-LED, seis airbags, “park assist” (faz o carro estacionar sozinho sem a intervenção do condutor), sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática “hands-free”. A versão ainda conta com o sistema de som Audi com dez alto-falantes e pacote de luzes internas customizáveis.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas

Os opcionais da nova versão 2.0 S line são pintura metálica, sistema de som premium Bang&Olufsen 3D e os faróis Full-Led Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O modelo oferece ainda a opção de inclusão do pacote de luzes de ambiente customizáveis e o kit S line para o interior que contempla bancos esportivos com inscrição S line e costuras contrastantes, acabamento em couro nas portas e console central, volante em couro perfurado e com logo da edição e pedaleiras em alumínio. Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter