X

Automotor

A3 S line será a versão de entrada da Audi no Brasil

A Audi incorpora a versão S line, apresentada no ano passado como uma série especial, aos A3 sedã e Sportback vendidos no Brasil

Daniel Dias/AutoMotrix

Publicado em 16/01/2022 às 09:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As versões S line do A3 nas carrocerias sedã e na hatch Sportback foram apresentadas no ano passado em uma série especial Limited / Divulgação

As versões S line do A3 nas carrocerias sedã e na hatch Sportback foram apresentadas no ano passado em uma série especial Limited, junto com a nova geração do compacto da Audi. Agora, foram incorporadas definitivamente como a versão de entrada da linha do compacto da marca das quatro argolas no Brasil, com preços a partir de R$ 249.990. “O novo A3 foi muito bem recebido pelos consumidores desde seu lançamento no fim do ano passado. É um veículo que chega em uma geração completamente nova e que traz os conceitos mais recentes de design da marca. A versão S line complementa o portfólio e oferece mais uma opção para os nossos clientes”, revela Daniel Rojas, responsável pela área de Vendas na Audi do Brasil.

O A3 foi produzido no Brasil até o final de 2020. Porém, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) não foi fechada e já foram anunciadas as retomadas de produção no local dos Q3 e Q3 Sportback. Até uma futura geração do A3 pode voltar a ser feita na fábrica paranaense. Importada da fábrica de Ingolstadt, na Alemanha – sede da Audi –, a nova geração do A3 sedã e Sportback na versão S line conta com o motor 2.0 TFSI (turbo) a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 32,5 kgfm, associado à transmissão S tronic de dupla embreagem de 7 velocidades – é o mesmo conjunto que equipa a versão topo da gama Performance Black. O sistema de suspensão traseira é independente e combina conforto de condução com boa dinâmica, segundo a engenharia da Audi. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada e ao modo de direção, como se fosse um tipo de suspensão ativa, implantada na Fórmula-1 nos anos 80 e 90, que “lia” as irregularidades do asfalto adiante e corrigia a suspensão eletronicamente, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil. Mais tarde, tal dispositivo foi banido da principal categoria do automobilismo. O Audi Drive Select também é de série em todas as versões do A3 e permite que o motorista experimente cinco modos de direção: “Comfort”, “Dynamic”, “Efficiency”, “Auto” e “Individual”, que provocam mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de curva.

O sistema de suspensão traseira é independente e combina conforto de condução com boa dinâmica, segundo a engenharia da Audi

O A3 três volumes e o A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. Os faróis e as lanternas são Full-LEDs e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância de entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta de 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. Já a carroceria sedã cresceu em quase todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é quatro centímetros mais comprido, com a distância de entre-eixos permanecendo inalterada. A largura aumentou dois centímetros, para 1,82 metro, e a altura subiu um centímetro, para 1,43 metro. Isso resultou em um aumento de dois centímetros na altura da cabeça na parte frontal e mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nas duas dimensões em comparação com seu antecessor

O design sofisticado segue no interior com elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marchas – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito “shift-by-wire”, sem a presença de cabos físicos e botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para se fazer a troca. A versão tem ainda acabamento do console central em alumínio texturizado. O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos ao estilo esportivo. Os novos A3 sedã e Sportback se conectam ao smartphone do usuário por meio do Apple CarPlay ou do Android Auto.

O A3 sedã e o A3 Sportback na versão S line incorporam equipamentos como “keyless” (botão de partida do motor bastando o controle estar dento do carro), volante em couro com “paddles shifts” (borboletas localizadas atrás da direção para trocas de marchas sequenciais feitas pelo motorista) e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18 polegadas Audi Sport exclusivas, faróis Full-LED, seis airbags, “park assist” (faz o carro estacionar sozinho sem a intervenção do condutor), sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática “hands-free”. A versão ainda conta com o sistema de som Audi com dez alto-falantes e pacote de luzes internas customizáveis.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas

Os opcionais da nova versão 2.0 S line são pintura metálica, sistema de som premium Bang&Olufsen 3D e os faróis Full-Led Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O modelo oferece ainda a opção de inclusão do pacote de luzes de ambiente customizáveis e o kit S line para o interior que contempla bancos esportivos com inscrição S line e costuras contrastantes, acabamento em couro nas portas e console central, volante em couro perfurado e com logo da edição e pedaleiras em alumínio. Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter