X

Artigo

Tenente Coimbra - Vacina para todos da linha de frente contra a Covid-19

Precisamos distribuir corretamente os imunizantes e garantir que os critérios sejam obedecidos

Artigo

Publicado em 10/02/2021 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A imunização contra a Covid-19 é um dos fatores determinantes para retomada econômica e o Brasil já abriu caminhos para uma recuperação mais rápida. O governo federal iniciou a distribuição de 2,9 milhões de doses de Coronavac e negocia a compra de 30 milhões de doses dos imunizantes da Rússia e da Índia. Nesta semana, a vacina de Oxford/AstraZeneca começa a ser produzida em solo brasileiro.

Desde o início da campanha de vacinação, mais de 3,81 milhões de doses foram aplicadas no país. Em São Paulo, 933.785 pessoas receberam o imunizante até o fechamento desta coluna, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados por meio do vacinomêtro. É um grande passo e traz a esperança de que a população, em breve, poderá retornar às atividades diárias, afastando a incertezas causadas pela maior crise sanitária dos últimos anos.

As perspectivas são promissoras, mas é preciso mudar algumas coisas e combater o ‘jeitinho brasileiro’ de querer levar vantagem em tudo, furando a fila da vacinação. 

As prioridades foram definidas por meio de análises de risco feitas por cientistas e especialistas em imunização e devem ser seguidas à risca para garantir que profissionais expostos diariamente à contaminação e as pessoas que têm mais risco de desenvolver a doença em sua forma mais grave não sejam prejudicadas. Qualquer desvio deve ser punido.

Em São Paulo, já identificamos algumas falhas. O Plano Estadual de Imunização prevê a vacinação de equipes que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, mas exclui do grupo prioritário os servidores e colaboradores terceirizados que trabalham nos setores administrativos e na prestação de serviços, como limpeza e manutenção. 

É muito inadequado excluir esses trabalhadores das primeiras etapas da vacinação. Eles são expostos diariamente ao risco de contaminação e desempenham função essencial dentro do hospital. Todos, sem exceção, devem estar protegidos.

Para corrigir esse problema, encaminhei ao governador de São Paulo uma indicação para que os trabalhadores do setor de saúde sejam imunizados, independentemente de sua função. Esperamos que Doria reveja essa determinação injusta e aprove o projeto.

A Covid-19 teve efeitos econômicos, políticos e sociais devastadores, mas a chegada da vacina pode mudar essa realidade. Para isso, precisamos distribuir corretamente os imunizantes e garantir que os critérios sejam obedecidos. Todos precisam fazer sua parte para que país volte a prosperar.

Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter