X

Artigo

Tenente Coimbra - Dados mostram necessidade da 3ª dose para os idosos

Não podemos ser negligentes e afirmar que, se vacinado, você está 100% imune ao vírus, especialmente no caso dos mais velhos

Artigo

Publicado em 01/09/2021 às 13:20

Atualizado em 01/09/2021 às 13:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tenente Coimbra, deputado estadual / DIVULGAÇÃO

Existem alguns grandes estudos sobre as vacinas que não são mostrados para a população e por isso ficamos no escuro com ‘informações’ desencontradas vindo de todo lugar.
Eu acredito que vacinar os menores de idade nesse momento pode ser um erro, mas reafirm: vacinas comprovadamente salvam vidas. O que não podemos fazer é ser negligentes e afirmar que, se vacinado, você está 100% imune ao vírus. Especialmente no caso dos idosos. 

Informação é poder e eu vou mostrar alguns dados de pesquisas que não foram divulgadas.

A USP (Universidade de São Paulo) e a UNESP (Universidade Estadual Paulista) fizeram uma pesquisa de 28 de fevereiro a 27 de julho, onde o objeto de estudo foram as pessoas completamente imunizadas, ou seja, tomaram as duas doses da vacina e passou pela janela imunológica, dessas pessoas 28.660 pessoas foram internadas por conta do coronavírus, das pessoas internadas 9.978 vieram a óbito, quase  1/3  das pessoas internadas mas dessas mortes 8.734 tinham mais que 70 anos. Outro fator importante destacar é que nesse período 22.000 pessoas vieram a óbito com a 1ª dose, parcialmente imunizadas.

Mas o que isso significa? Significa que as pessoas ao longo da vida vão perdendo sua janela imunológica e a vacina não tem tanta aderência quanto tem com os mais novos. 
Isso demonstra a importância de ao invés de vacinarmos um grupo de faixa etária menor de idade que não tem um risco tão alto percentualmente, poderiam sim, vacinar com a 3ª dose os idosos que têm um risco muito mais elevado.

Outro estudo importante é do Sind Hosp - Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo que mostra que a maioria da ocupação das UTI COVID são de pessoas acima de 70 anos, isso corrobora a necessidade de entregarmos a 3ª dose para as pessoas mais velhas ao invés de focar no grupo mais jovem.

É por conta disso que o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma terceira dose da vacina, buscando uma forma de reforço à proteção. 

“Tradicionalmente, o grupo de idosos maiores de 70 anos e imunossuprimidos possui uma resposta imunológica pior frente ao estímulo de uma vacina, ou seja, não produzem anticorpos na mesma quantidade que outros grupos”, afirma o professor infectologista responsável pelo Laboratório de Reinfecção do Hospital das Clínicas da USP, Max Igor Banks. A decisão considera o reforço vacinal como necessário para uma resposta mais robusta contra casos graves da doença e óbitos. 

Informação é poder! Pesquise e se informe, sempre!

* Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter