X

Artigo

Rosana Valle - De Praia Grande a Peruíbe, é preciso mais atenção!  

Praia Grande recebe mais de dez mil novos habitantes por ano. É a Cidade que mais cresce, com impressionante expansão imobiliária e comercial.

Artigo

Publicado em 05/05/2021 às 06:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rosana Valle, deputada federal / DIVULGAÇÃO

O crescimento da Baixada Santista acontece hoje, ao Norte, em Bertioga, e ao Sul, em Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Bertioga se consolida e já se faz urgente a duplicação da Rio-Santos. Cobramos isso do Governo do Estado e até o Governo Federal, já que a ligação une dois grandes estados brasileiros.

Puxado por Praia Grande, o Litoral Sul tem enorme potencial e precisa de mais atenção. Praia Grande recebe mais de dez mil novos habitantes por ano. É a Cidade que mais cresce, com impressionante expansão imobiliária e comercial. 

É certo que o ex-prefeito Alberto Mourão tem responsabilidade neste crescimento e tenho ótima relação com a prefeita Raquel Chini.

Mas Praia Grande precisa que seja cumprida a promessa do governador João Doria, gravada em vídeo, de duplicar o viaduto da Curva do S. O acesso ao viaduto é afunilado e causa congestionamentos que afetam todo o Litoral Sul. E o aeroporto de cargas precisa ser destravado.

Mongaguá tem atraído investimentos imobiliários e a Cidade, além das praias, tem uma Zona Rural que precisa ser estimulada. O espaço entre a Serra do Mar e a pista forma um corredor com atrações turísticas e produção rural, que merece uma política de incentivo beneficiando Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. A começar pela melhoria das estradas vicinais.

Itanhaém busca meios de melhor aproveitar seu aeroporto, afetado pela mudança de atividades do pré-sal para o Rio de Janeiro. Cobramos providências às autoridades federais. Também vou pedir à Marinha do Brasil que faça um estudo sobre como dar mais segurança à navegação da Barra do Rio Itanhaém. Balizamento, dragagem, molhes, qual a melhor opção?

É preciso aproveitar o potencial do turismo náutico do Rio Itanhaém. Também buscamos verba federal para restaurar a reabrir o Convento para os visitantes e à população. 

O Litoral Sul precisa, ainda, de um Hospital Veterinário Público. Estamos engajados, com especialistas e vereadores, nesta tão nobre causa. 

Peruíbe, que se destaca no turismo, precisa de uma rampa para que os pescadores do Rio Preto possam reparar suas embarcações. O acesso Guaraú-Barra do Una também requer urgente recuperação. 

Mais dramática é a paralisação das obras do hospital. Peruíbe não pode continuar dependendo de Itanhaém na saúde.  O hospital precisa ser concluído. O Governo do Estado, que prorrogou o contrato da Ecovias até 2033, terá recursos para aplicar no Litoral Sul. Estou à disposição dos prefeitos de Mongaguá, Márcio Cabeça; de Itanhaém, Tiago Cervantes, e de Peruíbe, Luiz Maurício.

O desafio maior, entretanto, é atrair investimentos para gerar empregos nestas cidades, que acabam tendo que assistir seus jovens partir em busca de oportunidades em outras cidades e regiões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter