X

Artigo

Nilton Cesar Tristão - O novo jogo de Alckmin

Poderemos nos tornar testemunhas oculares da circunstância inédita de empate quádruplo na disputa pela sucessão governamental na terra dos bandeirantes

Artigo

Publicado em 26/07/2021 às 13:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nilton César Tristão, cientista político / DIVULGAÇÃO

Geraldo Alckmin ocupou durante vinte anos o Palácio dos Bandeirantes, antiga propriedade do Conde Francisco Matarazzo e hoje sede do Governo Paulista, tanto na condição de Vice-Governador, como de Governador em exercício e Governador eleito; agora, pretende novamente lançar-se ao comando do executivo estadual. 

Trata-se de uma postulação essencialmente personalista com uma pitada de revanchismo, já que não há clamor popular ou partidário ao seu retorno. Tanto que estará em breve abandonando o PSDB, a agremiação em que edificou a maior parte de sua carreira e sucesso político para provavelmente ingressar no PSD, por justamente acreditar que não vencerá as prévias contra Rodrigo Garcia, o tucano de plumagem recém-adquirida. 

Sua estratégia para transmutar o chumbo do desejo em ouro do exercício de mandato, reside no entrelace político entre figuras como Márcio França, Paulo Skaf e Gilberto Kassab. Portanto, em 2022 o PSDB concorrerá ao Governo do Estado de São Paulo com dois candidatos, um dentro e outro fora do partido, o que, dada à devida proporção e adequação memorial, nos faz rememorar o período em que nos eram impostas as famigeradas legenda e sublegenda. Geraldo, conhecido pela preferência em postar-se próximo à meia-lua aguardando pacientemente a chegada da pelota, enfrentará João Doria, o líbero que corre incansavelmente por toda a extensão do campo durante os noventa minutos de partida. 

Importante salientar que, mesmo liderando a pesquisa realizada pela empresa GovNet & Opinião Pesquisa em parceria com a Gazeta de São Paulo e Diário do Litoral, Alckmin ostenta índices de intenção de voto poucos confortáveis e detém tamanho eleitoral semelhante ao de Doria, o que ocasionará possivelmente a igualdade técnica entre ambos (Geraldo X Rodrigo) até meados do segundo tempo. 

Contudo, a mesma resenha vale ao campo da esquerda, antes monopolizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o qual doravante terá que disputar as preferências com o PSOL, capitaneado pela figura de Guilherme Boulos, o novo ícone da rebeldia libertária juvenil. Ou seja, com Alckmin, Garcia, Haddad e Boulos, poderemos nos tornar testemunhas oculares da circunstância inédita de empate quádruplo na disputa pela sucessão governamental na terra dos bandeirantes. 

Além disso, tal como existe a aspiração em âmbito nacional, não devemos desconsiderar o surgimento de uma terceira via que consiga romper com a polarização histórica para se inserir na contenda sufragista. Em outros termos, “nunca antes na história desse Estado” uma disputa esteve tão aberta e com o final imprevisível como nesse momento. Os velhos arquétipos que produziam prognósticos confiáveis se desmancharam no ar diante do aparecimento de esquemas táticos mais modernos, dinâmicos e imprevisíveis. 

Na eleição de 2018, mesmo possuindo de longe a maior estrutura do pleito, Geraldo Alckmin amargou 4,76% dos votos depositados na urna, ficando abaixo da quarta posição em oito entes federativos; Jair Bolsonaro sem tempo de televisão no horário eleitoral gratuito e filiado a um partido nanico, com 46,03%, quase venceu no primeiro turno; os altos níveis de desaprovação entre os paulistanos não impediram João Doria de bater Márcio França no escrutínio. 

Dessa forma, como aconselhei um amigo que pretende disputar uma eleição suplementar - “precisamos redefinir a forma como dialogamos com a população, repensar as ações que nos transforma em lideranças, requalificar o debate e reconstruir os pilares que unem a sociedade à sua representação institucional”. Principalmente, necessitamos captar os sinais e ruídos vindos de fora e compreender que antes de tornar-se a doença, o bolsonarismo era o sintoma febril. De resto, vamos em frente que atrás vem gente.

Nilton C. Tristão, Cientista Político
GovNet & Opinião Pesquisa

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter